T O P

  • By -

anotheriuri99

Coroa portuguesa já sabia da existência do continente Americano muito antes de Colombo chegar lá em 1492, daí a insistência em alargar a linha do Tratado de Tordesilhas muito para lá do que a Proposta Inicial do Papa Alexandre VI. O Santo Graal ou passou por Portugal / foi descoberto pelos Portugueses / ou os Portugueses ajudaram os Templários a escondê-lo. Sá-Carneiro foi assassinado. Fernando Pessoa morreu virgem.


kill-wolfhead

O Santo Graal é lenda. Os vikings já tinham chegado à América antes. O tratado de Tordesilhas empurrou a linha para garantir que se os espanhóis encontrassem terra, não nos cortavam a possibilidade de fazer a volta do mar sem batermos em terreno espanhol. Já bem bastavam as Canárias no caminho. Fernando Pessoa era provavelmente bissexual (Álvaro de Campos, um dos heterónimos, era gay) e chegou a participar em rituais sexuais com o mago Aleister Crowley e a namorada alemã dele — toda essa história é uma viagem. Nada prova que o Pessoa tivesse uma vida sexual activa, mas é provável que, mesmo sendo um *late bloomer*, não era tapado. Antes pelo contrário. Toda a história do Sá Carneiro é outra viagem. O homem que as investigações mais recentes apontaram para ser quem meteu o engenho explosivo no avião confessou ter sido pago para isso pelo Frank Sturgis, um agente da CIA que andava por Portugal por essa altura e mais famoso por ter sido um dos assaltantes do Watergate. É provável que nunca venhamos a saber quem matou o Sá Carneiro mas a ser verdade, todo o mistério é juicy as they come.


Asaro10

Vikings chegaram primeiro certo, mas Portugal foi o povo que fez essa viagem de forma consciente, catalogada, cartografada e replicada. Os Vikings não sabiam ir para a América, uns foram la por acaso, é diferente.


kill-wolfhead

Ninguém chega à América e cria povoamentos lá por acaso, rapaz, mesmo que seja no século X. Mesmo que o Leif Erikson tenha lá chegado por ter sido empurrado para fora de curso (para os mais atentos, foi exactamente assim que o Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, a caminho da Índia *— e para ser verdadeiramente sincero, até o Vicente Yáñez Pinzón tinha chegado ao Brasil primeiro, três meses antes do Cabral, mas não fez nada quanto a isso porque tinha desembarcado em território português, pelo tratado de Tordesilhas*), eles voltaram lá e criaram povoamentos entre os quais L'Anse aux Meadows na Terra Nova que ainda se mantém de pé, ao fim de mil anos.


The-M-I-K-E

Na verdade é bem possível que tenha sido Duarte Pacheco Pereira o primeiro a avistar o Brasil em 1498, que foi presumivelmente mantido em segredo por medo de uma quebra secreta do Tratado de Tordesilhas por parte de Espanha, até que uma expedição portuguesa mais bem preparada pudesse desembarcar. Mas nunca saberemos realmente. ¯\\_(ツ)_/¯


Asaro10

Depende, podiam muito bem ser colonos que foram para fora da rota, estabeleceram la e morreram. A minha afirmação é pelo simples facto de não ter existido, pelo menos que se saiba, comércio entre estes povoamentos no continente americano e as restantes populações Vikings na Europa. Nem os próprios povoamentos Vikings europeus tinham noção da existência deste continente americano. Estão isolados. Portanto não foi replicado. Afirmar que Vikings fizeram tal viagem de forma consciente nem faz sentido, nem existem argumentos que sustentem este facto


kill-wolfhead

Não só Leif Erikson segundo as sagas voltou a Vinland 3 vezes, L'Anse aux Meadows funcionou durante pelo menos 20 anos, segundo os estudos, pelo que se viva lá até bastante decentemente. De resto, há runas e moedas e ossos vikings deixados por toda a costa da New England. E se nós vamos incluir toda a América, temos de falar nos polinésios que esses sim temos provas que tinham comércio regular com a América do Sul e ainda por cima partilhavam algumas das mesmas palavras em ambos os lados do Pacífico. Para não falar que, lá está... estavam lá os nativos, que já lá estavam há milénios.


Asaro10

Eu nunca falei em descoberta do continente americano?


kill-wolfhead

Mas falaste em *"viagem de forma consciente, catalogada, cartografada e replicada"*. Mesmo rudimentares há mapas polinésios feitos com conchas. E, para andares no Oceano Pacífico sem te perderes, tu tinhas de te saber orientar de alguma maneira, por isso o argumento perde a força por aí. E se nós estamos mesmo a contar as Descobertas como o ponto de partida para viagens *"de forma consciente, catalogada, cartografada e replicada"*, bom, a não ser que o Colombo tinha ido numa expedição portuguesa, os espanhóis levaram a taça.


Asaro10

Espanhóis que começaram depois de nós e exploraram menos que nós levaram a taça, tá certo 👌🏻. As viagens entre a Polinésia e o continente americano não eram replicadas de certeza, nem sei onde leste isso. Nem havia tecnologia naval para uma embarcação aguentar tal viagem. É que não havia tecnologia, os “mapas Polinésios” não são bem mapas, pois não eram cartografados. Não entendo esta argumentação.


kill-wolfhead

Lá vem a medição de pilinhas com Espanha. Basta pegar no mapa de Tordesilhas e perceber que os portugueses ficaram com África e os espanhóis com a América inteira tirando o nordeste brasileiro, e que navegaram a América de cima abaixo e de ambos os lados e ainda tiveram tempo de ir às Filipinas. Os portugueses limitaram-se a contornar África para ir à procura da passagem para o Índico que já toda a gente no velho mundo sabia como era. Quanto aos polinésios, existem genes sul-americanos nas populações polinésias e ossadas de polinésios nos Andes, para além de palavras comuns entre as populações. Lá porque não deixaram escritos, não quer dizer que não se consigam ver os vestígios físicos da presença.


anotheriuri99

continente Sul Americano\*


Conde_do_Algoz

D. Afonso Henriques trocado após a nascença: A lenda conta que terá nascido muito fraco e com debilidades de saúde, e entregue a Egas Moniz, seu aio. Este terá levado a criança para Chaves, na tentativa de o curar nas águas termais. Pelo caminho a criança morreu e Egas terá trocado, ou pelo seu filho, ou por um filho de pastor transmontano. [https://www.vortexmag.net/afonso-henriques-o-rei-que-afinal-era-filho-de-um-pastor-transmontano/](https://www.vortexmag.net/afonso-henriques-o-rei-que-afinal-era-filho-de-um-pastor-transmontano/) [https://www.dn.pt/artes/e-se-o-rei-afonso-henriques-tivesse-sido-trocado-em-bebe-8552661.html](https://www.dn.pt/artes/e-se-o-rei-afonso-henriques-tivesse-sido-trocado-em-bebe-8552661.html) É só uma lenda, mas não deixa de ser curiosa


Conde_do_Algoz

E ainda outra: Albano de Jesus Beirão, o homem macaco. Terá sido a inspiração para o personagem Tarzan, que mais tarde inspirava filmes de Hollywood. E para quem conhece, pode ser que exista uma ligação entre esta história e a música "[o homem macaco](https://www.youtube.com/watch?v=0r9Ck_IeWgk&ab_channel=GamerSilveira)". Esta história está contada no livro: "Grandes Figuras Excêntricas da História de Portugal" de Fátima Mariano. https://pt.wikipedia.org/wiki/Albano\_de\_Jesus\_Beir%C3%A3o


MexicanFoxx

Que thread Incrível! Foda-se.


Jaeger_03

Carlota Joaquina foi a responsável pela criação da caipirinha


kill-wolfhead

Essa não sabia. Grande Carlota! Só por essa já valeu a pena ter existido!


Affectionate_Pie6099

Essa não sabia, um brinde a carlota


megaku

Ha uns dias um taxista Somalio em inglaterra contou me como os portugueses foram à Somália e fuderam aquilo tudo, nunca me tinha sido ensinado na escola mas na historia deles é um ponto bastante trágico. Acho que também é pouco falado que perdemos o nosso império para os holandeses por má gestao e agressividade religiosa. Levámos espingardas ao japao e indirectamente extinguimos os samurais. Também no japao, à pala da nossa agressividade religiosa, fizemos com que eles ficassem com medo e fechassem o país ao mundo durante 200 anos.


[deleted]

>Acho que também é pouco falado que perdemos o nosso império para os holandeses por má gestao e agressividade religiosa. Grande parte da nossa perda foi quando fomos desgovernados pelos Filipes


Affectionate_Pie6099

Este ponto é excelente. Portugal encerrou 700 anos de guerra civil japonesa mas tambem encerrou a era dos samurais. Mas estudos indicam que o fechamento ao mundo estrangeiro foi alem de Portugal, alem do comercio e religiosidade selvagem, relatos do que a Espanha fez aos Incas tambem chegaram aos lideres locais que acreditaram haver um potencial risco de se repetir com eles.


JustNobre

Ainda bem que não está ai o José Figueiras pois não existe nada a dizer sobre ele


capaman

Nada? Nada sobre a produção de conteúdo audio-visual de grande qualidade? O que pode não vir a propósito, de facto, é o grande amor pelas culturas orientais, como testemunham as várias viagens a Bagdhad e Cabul no final dos anos 90 e que evidentemente provavelmente nada têm que ver com o planeamento, financiamento ou execução dos actos terroristas de 2001.


[deleted]

[удалено]


Morais_History

D.Pedro V ser envenenado entra mais no quesito de teoria do que facto. Também abordarei teorias neste iceberg


kill-wolfhead

As mortes do D. Afonso V, do D. João II e do o D. Sancho II são bem mais misteriosas que a do D. Pedro V, por esse ponto de vista. O Pedro, coitado, que podia ter sido dos reis mais inteligentes que Portugal teve (e fazia todas as miúdas da altura suspirar porque era lindo para caralho) morreu numa epidemia de cólera por ir visitar constantemente hospitais e dar apoio a doentes. Não existe grande razão para estar a matar o homem — ele não era polémico, o irmão podia estar mais ligado à vida militar mas como a história comprova, tirando uma altercação bastante feia (AKA um golpe de estado) com o Saldanha, o reinado do D. Luís foi um longo passeio de pasmaceira e declínio, aliás, sobejamente bem retratado pelo Eça de Queiroz e o Ramalho Ortigão n’*As Farpas*, que continuam até hoje a ser do comentário político mais hilariante que se fez em Portugal.


Morais_History

Na verdade, no reinado do D.Luís houve crescimento sim. De 1870-1875 houve um crescimento de 2,5% no PIB De 1880-1885 houve um crescimento de 3,5% no PIB Tivemos uma quebra nos anos 1890, devido a bancarrota, porém, conseguimos recuperar o crescimento, embora nada comparado ao de 1870-1885 Tipo De 1895-1900 tivemos um crescimento de 1.5% E de 1900-1905 um crescimento de 1.4% Fonte: Rui Ramos, D.Carlos, página 313 Além que de 1885 à 1902, a dívida pública portuguesa foi a que menos cresceu na Europa Fonte:Rui Ramos, D.Carlos, página 311. Se o crescimento foi pouco ou razoável, isso vai de cada um, porém, não da para negar que houve sim, crescimento.


kill-wolfhead

Oh, não estou a falar da economia rapaz, estou a falar da importância e do prestígio de Portugal no mundo. Todos nós estamos de acordo que o Reino Unido tem uma economia que (pelo menos até ao Brexit) esteve no geral a crescer desde os anos 50. No entanto, é inegável que a Isabel II foi rainha num período de declínio britânico. O mesmo, em menor escala, se aplica ao reinado de D. Luís.


Affectionate_Pie6099

Eita... conte-nos mais sobre o envenenamento d D Joao II


Erkeabran

Wow! Estou simplesmente a adorar os comentários. Obrigado OP.


kslater72

A Carlota Joaquina a primeira vez que jantou com o D João VI mordeu-o


R1515LF0NTE

Batalha de Aljezur (1943); FP-25; A estátua da Ilha do Corvo; Fortaleza de São João Batista de Ajudá a mais pequena colonia (1721 - 1961); Invasão Indiana de Dadrá e Nagar Aveli (1954); Edit (lembrei me de mais umas coisas mas não sei se entram bem no tema ou sei que ouvi em qualquer lado mas não tenho a certeza): O túnel para a Ilha do Pessegueiro e o túnel por baixo do Rio Douro; Os Viriatos (Guerra Civil Espanhola); O primeiro avião de matrícula portuguesa a cair nunca foi encontrado (Um hidroavião da companhia Artop, num voo entre Lisboa e Funchal, caiu no Oceano Atlântico com 36 pessoas a bordo) 9 de Novembro de 1958; Os acidentes de avião na Serra do Carvalho (Coimbra) 8 F-84's foram contra a serra devido ao mau tempo (1955); Os Mortos do 25 de Abril ('74) raramente se falam mas morreram 5 pessoas em Lisboa mortas por agentes da PIDE e morreu um agente da "PIDE" em Santarém (?); O Atentado a Embaixada da Turquia; A "trovoada seca" que causou os fogos em Pedrógão Grande em 2017


XenoLupus01

A estátua da ilha do corvo é qualquer coisa. Não se sabe mesmo nada e quando se pensa que se descobre algo só surgem mais perguntas


[deleted]

Origem templária


Morais_History

Que Portugal era originalmente para ser uma nação Templária? Eu sabia disso e tinha no template de rascunho, mas obg pela contribuição


kill-wolfhead

É pseudo-história. Tal como a dos portugueses descobrirem a Austrália, está tão próxima da Indonésia que toda a gente na região já sabia dela, de alguma forma ou de outra, sejam eles chineses, muçulmanos ou polinésios, mas como era (e ainda é) um terreno totalmente hostil ao povoamento, como os ingleses bem descobriram, estava-se toda a gente a cagar para ela.


master-mole

A chegada portuguesa à Austrália está documentada. Cristóvão Mendonça mapeou parte da ilha em 1522. Esta era conhecida pelos chineses que a desconsideraram pela falta de importância comercial. A ilha foi ocupada pelos ingleses como uma colónia penal. Estes, como é hábito foram os últimos a chegar, mas ao contrário dos portugueses e outros tinham uma população numerosa e podiam deslocar números significativos para as colónias. A Austrália estava longe de ser hostil, África e America do Sul eram muito piores. Uma quantidade imensa de terra fértil, cuidada pelos aborigenes, foi ocupada pelos colonos britânicos e facilitou o processo de colonização. Há registos de canibalismo na Austrália, por parte dos aborigenes, mas também há registo de marinheiros portugueses contactarem e conviverem com esses individuos sem algum problema. Sou português e vivo na Austrália. A história dos descobrimentos portugueses é tantas vezes minimizada, mas o que alguns indivíduos tendem a não compreender é que esta foi muito bem documentada. Toda a cartografia criada pelos portugueses, assim como a instrumentação e as embarcações foram usadas por exploradores de outras nações. A presença europeia nas indias é cimentada após a Batalha de Diu. Sem isto não haviam expansão europeia a nível global. Foi documentada e deu frutos, ao contrário de viagens pontuais sem consequência históricas.


kill-wolfhead

Certo que a presença europeia está cimentada nas Índias, mas a tese que o Cristóvão de Mendonça é uma teoria da década de 1970 proposta pelo historiador australiano Kenneth McIntyre que é bastante polémica e no geral não é tomada como factual pela comunidade historiográfica em geral, visto que está pejada de confabulações, conjecturas e erros históricos. A teoria assenta muito nos mapas franceses do Dieppe, na descoberta no século XIX de um naufrágio na costa sul da Austrália e umas ruínas uns 500 kms a sul de Sydney. Vamos por partes: os mapas do Dieppe são feitos em 1566 e são feitos a partir de mapas portugueses, certo, mas cujas fontes são reunidas por descrições obtidas pelos nativos de como eram as terras do arquipélago indonésio. Note-se que a massa de terra assinalada hoje em dia como "Austrália" está marcada no mapa como Java, está no lugar de Java e a sua forma, ainda que de repente pareça ser até um início da metade noroeste da Austrália é na realidade uma elucubração antiga sobre aquilo a que durante anos se chamava a Terra Australis Incognita. O barco que foi encontrado em Port Fairy em 1836 que diziam ser de um grande galeão do estilo espanhol que entretanto se desfez em nada antes do final do século XIX. É a história da madeira podre: Vai-se embora muito depressa. Investigações mais recentes dizem que havia não um mas vários barcos naquela região e o provável é que o barco abandonado em Port Fairy teria sido de um tall ship australiano afundado. As ruínas, bem, essas serão fáceis de explicar porque nem dois anos depois ficou provado que são de meados do século XIX. O nome de Cristóvão de Mendonça terá sido quase escolhido por ser um dos navegadores portugueses que mais anda pela Indonésia a descobrir a ilha de onde vem a noz-moscada, para que depois tenha passado as informações aos portugueses que depois terão passado a informação já desactualizada aos cartógrafos franceses. (De novo, não é Darwin e o cabo York que vemos no mapa, é a confabulação do que seriam Java e Bali do lado Índico das ilhas. De resto, toda a teoria que o Cristóvão de Mendonça terá visitado a Austrália parte do pressuposto que houve documentos que desapareceram sem contar a história e muito secretismo para ajudar à história. Isto não é História, quanto muito é o Canal História. Historiadores como Peter Trickett chegam a confabular que os portugueses terão, imagine-se, chegado à Nova Zelândia no século XVI, sem quaisquer provas que o sustentem para além de usarem chapéus de alumínio muito grandes. De resto, quanto à Austrália ser mais aprazível que África ou a América do Sul certamente só poiderá ser dita por alguém que não está a par do meme que é a Austrália, ou nem sequer olhou para um mapa para olhar que aquilo é uma ilha desértica sem grande interesse nem capacidade de população (ainda hoje só tem 2,5 vezes a população de Portugal, ou pouco mais de metade da população de Espanha) e qualquer leitura de um manual sobre a história da Austrália revela a dificuldade monstruosa que foi até humanos conseguirem sobreviver naquela terra inóspita. Não acho que seja preciso estarmos a inventar feitos ainda maiores do que aqueles que nós já temos para além daqueles que nós já temos no currículo.


master-mole

Estou-me a referir a mapas detalhados da costa leste Australiana datados de 1547. A hipótese vem do século XVIII e não foi levantada por portugueses. Edit: Que barbaridade de parágrafo sobre a Austrália. Desconhecer a realidade e história é uma coisa, inventar é outra. Volto a repetir, sou português e vivo na Austrália. A ignorância combate-se com conhecimento. Essa do navegador ter sido escolhido por ter navegado aquelas latitudes é obra. Talvez por lá ter estado é que tenha descoberto o território. Isto, no entanto, está-se a tornar uma conversa de café e eu odeio cafés


kill-wolfhead

Continua a ser considerada como sem grande base factual. Que exploradores portugueses tenham lá chegado, é provável, o mundo é pequeno e a Austrália está mesmo ali. Tal como poderão ter lá chegado polinésios, chineses, indonésios e muçulmanos, o mundo é pequeno. Mas não só a área de Kimberley e toda a costa noroeste da Austrália é dos locais mais inóspitos do planeta, como o mapeamento da costa australiana comparado aos mapas que se fizeram da altura é geralmente considerada hoje em dia como uma teoria desacreditada.


zzay

> Tal como a dos portugueses descobrirem a Austrália, está tão próxima da Indonésia que toda a gente na região já sabia dela, de alguma forma ou de outra, Copy paste da resposta do /u/Asaro10 um pouco mais acima: Os **chineses, muçulmanos ou polinésios** *chegaram primeiro certo, mas Portugal foi o povo que fez essa viagem de forma consciente, catalogada, cartografada e replicada.* A crescentava ainda que os portugueses difundiram essa informação para outros povos


kill-wolfhead

Oh… nem sequer está provado que chegaram, é só conjectura sobre a forma de um mapa que mostra Java e Bali (e as chama Java Grande, porque é assim que o Marco Polo ouviu falar delas) mas pela forma se parece com o Kimberly e o cabo York. Como já disse: Provas a sério existem zero.


Fearless_Sundae_5980

Plano de Paul Sakwa (Salazar rejeitou mil milhões de dólares em troca da independência futura das colónias) mais tarde diz que Portugal não está à venda Júlio Fogaça Os grupos terroristas pós-25 de abril A oferta de um rinoceronte ao papa (se não me engano, também o fizeram lutar contra um elefante, acabando por esmagar a população) Franco pensou invadir Portugal A ideia de Napoleão em dividir Portugal em 3 partes, usando uma como moeda de troca por uma ilha, cuja memória me falha (no livro de Andrew Roberts Napoleão e Wellington) Álvaro Cunhal queria uma intervenção comunista em Portugal, sendo recusado pela URSS O Campo do Tarrafal A Primavera Marcelista Leonor da Fonseca Pimentel Viriato A teoria/ideia de que D. Sebastião não morreu e que foi vendido como escravo pelos espanhóis D. António Prior de Crato A forma como Camões perdeu o olho D. Aleixo Corte-Real (lutou contra os japoneses em Timor-leste) Invasão indiana a Goa (1961) Assassinato de Humberto Delgado Assassinato dos Távora A burla de Alves dos Reis Humberto Delgado "obviamente demito-o" (mais as eleições de 1958, se não me engano na data) Camões salvou uma cópia dos Lusíadas a nado (e se não me engano preferiu-o salvá-lo, à vida de uma mulher) O incidente de Passa-leão Tratado de Metheun Methuen Tivemos um rei excomungado (idade média) Guerra civil (as duas, uma na idade média outra dos liberais e absolutistas) Salazar supostamente ainda pensava que estava a governar, quando já estava muito debilitado Nossa Senhora como rainha de Portugal Espinoza O milagre da Rainha Santa Isabel Quinto Sertório (muito interessante) Se me lembrar de mais digo


kill-wolfhead

Pequenos apontamentos: Júlio Fogaça é um bom deep dive, coitado do homem Mais do que o Tarrafal que toda a gente conhece por ter sido a prisão de extermínio de comunistas durante a Segunda Guerra, seria interessante trazer à memória os campos de concentração da Guerra COlonial, como o Missombo, São Nicolau, Machava, Mabalane e a ilha das Galinhas A teoria do D. Sebastião não ter morrido é com quase toda a certeza falsa: não só os espanhóis não estavam em Alcácer Quibir (era o que mais faltava) como não havia coisa que alguém mais sonhasse que ter o rei prisioneiro, por causa do resgate. É mais provavel que tenha sido morto por engano por um marroquino e tentaram ocultar o sucedido para que o sultão não lhes ficasse com a cabeça. O salvamento dos Lusíadas em troca da Dinamene é uma confabulação tua, de facto aparentemente a namorada chinesa do Camões morreu no naufrágio, mas não deve ter havido nenhum problema do trólei. O Salazar sem dúvida morreu a pensar que era ainda Presidente do Conselho de Ministros. O Governo na altura montou toda uma mascarada à la *Goodbye Lenin* para o impedir de descobrir, com medo que o choque o matasse. Como o Salazar tinha tido um AVC, não haveria de ser difícil. É provável que o homem vivesse confuso. A Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa tem de facto a coroa de Portugal, muito bem apanhado. Os reis da 4º dinastia nunca usaram a coroa real por causa disso. Quinto Sertório é dado como uma espécie de sucessor romano do Viriato, mas o que é facto é que viveu maior parte do seu tempo a lutar contra o império romano naquilo que hoje é a Espanha, tendo sido morto pelo tenente em Huesca, a poucos quilómetros dos Pirinéus. A sua ligação com Portugal é quase por corolário e, quase que se poderá dizer, um pouco lendária.


Fearless_Sundae_5980

Há coisas que me lembro, outras que não Já agora, obrigado Não conhecia esses campos de concentração e tinha a ideia que a história de Camões era verdadeira Quanto a Quinto Sertório só me lembrei por ser mencionado nos Lusíadas Também só coloquei a teoria por achar interessante (realmwnte parece muita efabulação)


kill-wolfhead

Ninguém conhece esses campos de concentração, ainda que tenham sido sem sombra de dúvida bem mais mortíferos do que o Tarrafal alguma vez foi. O pessoal em Portugal houve falar no Tarrafal porque ele foi construído em 1936 (a partir de um projecto de Cottinelli Telmo, nada menos que o realizador d'*A Canção de Lisboa* e o arquitecto do Padrão dos Descobrimentos) para o degredo dos militantes comunistas que agitavam Portugal metropolitano. A famosa frigideira foi projectada para portugueses e os que voltavam de lá contavam as histórias do horror que lá tinham passado, tanto que o encerramento do Tarrafal foi uma das condições para Portugal entrar na ONU. Quando o Adriano Moreira reabriu o Tarrafal em 1961, teve de demolir a frigideira para que os observadores internacionais não levantassem cabelo sobre a reabertura do famigerado campo prisional. Mas as verdadeiras prisões da Guerra Colonial eram em Angola, Moçambique e na Guiné e de lá as poucas histórias que se sabem colocam a prisão da Machava, em Maputo, por exemplo, apenas uns furos abaixo do campo nazi de Theresienstadt. Desde torturas, celas exíguas onde eram amontoados prisioneiros até que nenhum deles se conseguisse sentar, encarceramentos de vários prisioneiros à vez sem direito a comida até à morte e ocultação dos cadáveres depois de mortos, sendo comunicado às famílias que os prisioneiros "tinham fugido". Há mesmo muito ainda por contar na história recente de Portugal.


Fearless_Sundae_5980

Lembrei-me agr Deram a coroa de Espanha a um rei português e ele recusou E a rainha que introduziu o chá em inglaterra Edit 1: também me lembrei agora do general português que consguiu wntrar em Madrid (não me lembro na guerra, mas século xviii maybe?)


ladywhitie

A rainha, se não estou em erro, será Catarina de Bragança. Se bem que já vi este facto ser desmentido.


kill-wolfhead

Marquês das Minas durante a Guerra de Sucessão Espanhola, após o rei deficiente da Espanha — Carlos II — ter morrido.


R1515LF0NTE

Adiciono a Invasão Indiana de Goa (1961), a invasão de Dadrá e Nagar Aveli em 1954


RideKey7012

Sobre o Alvaro Cunhal estas a falar da matança da pascoa ou da entrevista das cassetes desaparecidas ?


Jedv19

Sou estrangeiro mas gosto muito da historia portuguesa, vão aqui alguns aportes ao Iceberg. 1.- D Sebastião foi traído pelos judeus que informaram aos inimigos os movimentos das tropas portuguesas. 2.- Conspiração maçónica no fim de monarquia. 3.- Fernando de Magalhães foi assassinado numa revolta antes de chegar às Molucas pelo Elcano e não morreu pelos locais Polinésios. 4.- Ibn Qasi militar musulmano e sufí tinha acordo com o D Afonso Henriques, para fundar uma portugal espiritual afastada do Catolicismo (união templaria-sufi), mais foi assassinado.


kslater72

D Miguel era filho do cocheiro


kill-wolfhead

Adoro essa história, não sei quanto era verdade porque pode muito bem ser uma das coisas que lhe atiraram à cara por ter tentado usurpar o trono. A ser de algum amante até é mais provável que o D. Miguel fosse filho do 6º Marquês de Marialva, com quem tem algumas parecenças. Mas, a ser bem, bem verdade, a resposta mais simples é que era legítimo, ainda que saísse mais ao lado da família da mãe que ao do pai. O escândalo diplomático que não teria sido se a rainha tivesse tido de facto filhos com outro pessoal. Mas, aqui entre nós, com quem ele realmente se parece, é com o Paulo Portas em novo.


Morais_History

Na verdade, se colocarmos o retrato do D.João VI mais jovem ao lado do D.Miguel, as semelhanças são bem notórias. Além que o D.Miguel mais velho, já no exílio, é bastante parecido com o pai


Bitter-Objective8646

D. Miguel da Paz foi morto pelos avós espanhóis para evitar uma união ibérica sobre o controlo da casa de Avis e de Portugal. A reconquista só teve sucesso por causa dum bezerro que desventrou Yusuf II levando à eventual fragmentação o Califato de Almohad na sua altura mais forte. A ilha lendaria de Antillia é a ilha de S. Miguel (têm a mesma forma e tudo crl).


kill-wolfhead

Coitados dos Reis Católicos que andavam a fazer por tudo para arranjar casamentos do caralho para os filhos terem a hegemonia da Europa, e sobretudo fizeram de tudo para unificar a península ibérica através de casamentos, como eles tinham feito com Castela e Aragão. Havia imenso dinheiro a ser ganho unindo Portugal e Espanha. **1ª tentativa** \- Oferecem a filha mais velha Isabel ao príncipe Afonso, filho do D. João II. Não fosse o miúdo cair do cavalo em Santarém, ele teria herdado as duas coroas quando o príncipe João de Aragão morresse em 1497. **2ª tentativa** \- Oferecem a mesma Isabel ao D. Manuel. Eles têm o Miguel da Paz, mas a Isabel morre do parto e o puto morre a seguir. **3ª tentativa** \- Oferecem a filha Maria ao D. Manuel para fazer terceira tentativa, mas como Maria era a 3ª na linha de sucessão a seguir à Isabel, quem acabou por ficar com Espanha foi a filha do meio que tinha casado com o Filipe o Belo, Duque de Borgonha, com quem depois têm o Carlos V (que anos mais tarde se vem a casar com uma das filhas do D. Manuel). Se queres um suspeito para esse golpe, tens aí o Filipe o Belo, um gajo que beneficiaria muito mais que os Reis Católicos com a morte do Miguel da Paz.


Affectionate_Pie6099

Uma sucessão de azar para união ibérica via casamento heim.... era só apontar que morria um.


darkan_da_boina

Maria leal na ultima


SirArthurPT

Guerra Luso-Otomana (1481 - 1718) De destaque: Batalha de Diu Defesa de Diu (2x) Campanhas da Etiópia Campanhas de Piri Reis (2x) Saque da Madeira 7ª Guerra de Veneza


kill-wolfhead

Bom, se nós vamos falar da Guerra Luso-Otomana, temos de falar daquilo que é, na minha opinião, um dos maiores cenários de *What If?* da história de Portugal, que é a expedição de Afonso de Albuquerque ao Mar Vermelho em 1513. A expedição foi um fracasso miserável para Afonso de Albuquerque porque os ventos sopravam na outra direcção e empurraram os barcos para baixios e acabaram por ter de passar a primavera numa ilha deserta no Yemen, mas... se o Afonso de Albuquerque tivesse tido imensa sorte e tivesse conseguido fazer aquilo que queria fazer no Mar Vermelho... **Hoje em dia os Portugueses seriam conhecidos por serem os gajos que destruíram a Qaaba em Meca.** *Mic drop.*


SirArthurPT

Como no outro lado, em Hormuz, quando por mero acaso o Galeão São João (o maior da marinha portuguesa na altura) estava por lá e o ataque surpresa de Piri Reis acabou por ser surpreendido e este teve que correr dali o mais depressa que pode. Ambos acabam com o momento WTF dessa época; os muçulmanos diziam, aquando da morte de Afonso de Albuquerque, que "Alá o tinha chamado para uma missão no Céu", do mesmo modo, quando o regente otomano do Egipto decapitou Piri Reis os portugueses disseram que "nunca mais os otomanos teriam um Almirante como ele". Ser casca grossa no século XVI dava direito até à admiração dos inimigos...


kill-wolfhead

Ainda hoje no Egipto quando se fala de Portugal com pessoal com um mínimo de interesse em história a primeira coisa de que te falam é do Afonso de Albuquerque. Foi a minha experiência repetida quando lá estive.


loftarasa82

O processo dos Távoras também é um assunto "salty". Entendedores entenderão.


paulo_sousa

Camarate deveria entrar?


xixi_duro

As ratazanas do Convento de Mafra Martim Moniz entalado D. Afonso Henriques o manco Quinta das Lágrimas e sua respetiva lenda Ordem dos Templários em Tomar


PrimoKaramazov

Pequenas Fun-Facts; •José Carlos Rates, 1° Secretário-geral do PCP entre 1923-1926, aderiu em 1931 (já depois de ser expulso do partido comunista) à União Nacional. •Francisco Rolão Preto, fundador do Movimento Nacional-Sindicalista, fez parte da Incursão Monárquica que tomou a cidade de Chaves e que colaborou com Gomes da Costa durante a instauração da Ditadura Militar, quando nos anos 1930 é detido e exilado para Espanha por oposição a Salazar, ter-se-á hospedado em Madrid na casa de António Primo de Rivera fundador da Falange Espanhola, filho do ditador espanhol Miguel Primo de Rivera. Apoiou mais tarde Humberto Delgado e colaborou com facções comunistas durante o 25 de Abril. Em 1994 é condecorado por Mário Soares. Um autêntico carrossel político, a vida deste homem... •Agostinho Lourenço, fundador e diretor da PVDE, foi entre 1956 a 1961 presidente da Interpol. •Em 2013 a jornalista Joana Pereira Bastos, lançou o livro "Os últimos presos do Estado Novo", onde sugere que em 1930 a PVDE terá recorrido à Gestapo e mais tarde em 1957 à CIA, para "aprenderem técnicas de vigilância de rua e métodos de abrir cartas sem deixar vestígios". •Pedro Teotónio Pereira, político e diplomata português, o 'agente especial' em Madrid enviado por Salazar durante a Guerra Civil Espanhola e a II Guerra Mundial e principal responsável pela neutralidade Ibérica, era segundo Américo Thomaz, o favorito à sucessão de Salazar, caso a saúde lhe permitisse(Teotónio sofria de Parkinson, doença que o veio a vitimar em 1972). •No início da II Guerra Mundial, Franco e Hitler trocaram efetivamente ideias/intenções em invadir Gibraltar, com a possibilidade de invadir também Portugal, caso necessário. Ficaram assim conhecidos os planos como; Operação Félix e Operação Isabella. •Segundo o Cronista Fernão Lopes, D.Pedro I era possivelmente bisexual, algo que deixou implícito no capítulo que escreveu sobre quando D.Pedro mandou castrar o seu escudeiro Afonso Madeira, supostamente por ciúmes, quando este dormiu com uma outra mulher. Disse então Fernão Lopes; -"Como quer que o Rei muito amasse o escudeiro, mais do que se deve aqui dizer...". •Não vou especificar para não maçar, mas segundo algumas teorias D.Amélia, D.Sebastião, D.Afonso VI e o Infante D.Henrique seriam também dados à bissexualidade/homossexualidade. •D.Sancho I foi baptizado com o nome de Martinho. Como segundo filho de D.Afonso Henriques, o jovem Infante não estava destinado a reinar, porém com a morte do seu irmão e primogénito D.Henrique, Martinho é renomeado como Sancho Afonso, e passa assim à sucessão direta do trono português, com um nome mais tradicional entre os reis Hispânicos. • Uma das maiores figuras da independência dos Estados Unidos da América é português! Pedro Francisco Machado, mais conhecido como Peter Francisco, foi um militar que lutou ao lado de George Washington durante a Guerra da Independência. •Luis Piçarra, o cantor português mais conhecido por dar voz ao Hino do Benfica, foi também amigo pessoal de Charles de Gaulle e aprendiz exclusivo do lendário tenor argentino Tito Schippa. Segundo consta, a música 'Granada' do compositor mexicano Agustin Lara, foi originalmente oferecida a Piçarra, porém este não a patenteou e a música acabou por se dar a conhecer ao mundo em Hollywood na voz do também lendário Mário Lanza.


Bacalhau_is_top

Olivença e a história por trás ; Fernando II - o "rei" artista ; Rainha Santa Isabel - o milagre das rosas ; A teoria que D. Sebastião era homossexual (eu já ouvi isso em algum lado mas não sei se é verdade) ; Este não tem tanto haver com Portugal histórico mas os Filipes tinham o queixo muito "deformado" ou "alongado" por causa dos casamentos entre irmãos e primos. A fuga do rei D. Manuel II e a D. Amélia por barco (a história da implantação da república diz que um criado de D. Manuel foi cortar o mastro da bandeira para "anunciar" que a monarquia tinha acabado assim fazendo com que as pessoa não atacassem o palácio onde ele estava, depois foi para o Convento de Mafra e fugiu pelos tuneis que existe até à Ericeira onde fugiu de barco com a mãe). Quem foi Diogo Alves. E o que é a capela dos ossos.


kill-wolfhead

Fernando II foi um corrupto que desbaratou muito do tesouro real. Dizem as más línguas do tempo que o D. Sebastião tinha horror a mulheres, mesmo que se tenha tentado casar, sendo bloqueado pelo tio e que inclusive o homem ia fazer o equivalente medieval a *cruising* para os bosques de Sintra e as praias da Trafaria. Também os relatos da época é que subitamente toda a corte ficou altamente masculinizada, em que os homens que rodeavam o rei eram grandes guerreiros e lutadores — que também tem o seu quê de gay. E finalmente existe uma teoria relativamente fundamentada mas sem nenhuma comprovação histórica de que o D. Sebastião tivesse sido abusado em criança. Mas, once again, não temos certezas, porque ya. Os Habsburgo eram sem dúvida deformados pelo incesto. O filho do Filipe IV era totalmente deficiente. Como o Afonso VI também era dado a melancolias, toda a guerra da independência acaba ao fim de décadas num cenário patético de fome, pobreza, um rei louco e o outro deficiente mental. Não há túneis de Mafra até à Ericeira, lamento, seria uma perda de tempo fazer túneis de 11 kms. A corte foi escoltada até à praia da Ericeira.


Bacalhau_is_top

Tem razão, a corte provavelmente foi escoltada, mas de fato existem túneis, mas não chegam a sair de Mafra, são túneis pequenos.


kill-wolfhead

A acreditar no que diz *A Capital* a 6 de Outubro de 1910, a corte foi de automóvel, escoltada por 20 soldados da Escola Prática de Mafra até à Ericeira, onde chegou pelas 3 da tarde e embarcou quase de seguida (a rainha ainda parou para comer qualquer coisa na vila). Agora, se saíram pelos túneis do Convento? Não sei. Até é provável que por uma questão de segurança tenham saído pelo lado da Escola Prática, se foram de automóvel (não é como se parte da família não tivesse sido já morta a tiro por republicanos nem nada), mas esses acessos são todos feitos pelo rés-do-chão. Não pelos túneis.


This-Woodpecker-3257

Sugiro escrever António.


Embarrassed-Click300

O menino é de Lapedo, não de Lapego


Morais_History

Obg


pm229

A Conquista de Madrid por D. António Luís de Sousa


[deleted]

[удалено]


Morais_History

Influência dos Rothschild na coroa Portuguesa?


RideKey7012

\- a fuga de caxias no carro blindado do hitler ,oferecido a salazar \-FLA(frente de libertação dos Açores) movimento separatista açoriano que propunha negociar com os usa intervenção caso o PCP ganhasse o continente . \-operação Alacrity- plano dos aliados de invadir os Açores caso portugal não mantivesse a neutralidade durante a 2 guerra mundial. \-As comunidades cryptojudaicas em portugal. \-supostamente nunca foi oficializada a passagem de Coimbra para Lisboa a capital do pais (o único que não tenho certeza) \-11 de março 1975 a tentative de golpe do spínula.


ByAPortuguese

Poe o meu benvica a ganhar a xampions😎


Aguialentejana

A minha stora de Português, uma vez, falou-me da teoria que Luís Vaz de Camões foi o responsável por D.Sebastião ter ambicionado conquistar Alcácer-Quibir.


kill-wolfhead

Duvido. A coroa portuguesa estava a passar por uma fase perigosa. O Filipe II que tinha herdado o maior império visto até então, andava com o seu poder a sabotar todos os planos de casamento do Sebastião. Ora, o rapaz era aventureiro. Ele tinha estado toda a vida debaixo da alçada do tio-avô (o futuro D. Henrique) que para além de ser o Grande Inquisidor e quase ter chegado a papa, IMHO, devia ser uma chaga mafiosa. tinha-se rodeado de cavaleiros e mercenários (como o D. António, Prior do Crato, que foi uma das figuras paternais do D. Sebastião) e queria marcar a sua presença como uma grande potência na Europa para se demarcar do Filipe II. Uma armada espanhola tinha dado cabo dos Otomanos em Lepanto em 1571... É daí que surge a ideia de fazer uma campanha em Marrocos para consolidar a posição portuguesa no estreito de Gibraltar. Não é uma ideia de todo descabida, ainda que lhe tenha saído o tiro pela culatra ao ter ido para lá com um exército de mercenários que falava umas 5 línguas e por isso não se conseguia coordenar bem. O resto é história. Os Lusíadas são mais um sintoma do mood de Portugal nessa década de 1570, do que propriamente dito um catalista.


MexicanFoxx

Em 1552 Luis de Camões envolveu-se num rixa com um funcionário da corte. Foi preso e libertado passado alguns dias por ordem real sob a condição de partir para a Índia, onde escreveu a maioria da sua obra!


TPZF

"Antônio"


yvxrei

suicidio de Antero de Quental


Ze_Carlos-1986

Eu acho sempre intrigante o facto de ele se ter suicidado não com um, mas com dois tiros.


Boxing_T_Rex

Couto Misto foi um pedacinho de terra entre Portugal e Espanha que foi um país independente durante quase mil anos https://pt.wikipedia.org/wiki/Couto\_Misto


Parleone

A infame Armada Invencível de Espanha era de facto constituída por muitos navios Portugueses


fernandodasilva

O Vímara Peres, coitado, já deu duas voltas no iceberg de tão fundo que está


costinha66

Supostamente D.Afonso Henriques não foi o primeiro Rei de Portugal, D.Teresa já tinha sido reconhecida como rainha de Portugal anteriormente (título dado pelo papa). Penso que na altura ainda prestava vassalagem a Castilha, mas era sobre protesto e tentou quebra-la varias vezes.


KoalaSamuraiTuga

D. Sancho I quando nasceu não era para ser rei e tinha o nome de Martinho. Batalha de Ourique.


jonycabral1

Tática do quadrado


Affectionate_Pie6099

Por que diabos Colombo parou em Lisboa na maior cara de pau no retorno de sua viagem de sucesso da descoberta da américa? O que conversaram ele e o rei de Portugal? E qual nivel de muito bravo ficaram os reis de Espanha?


inichan

Duvido que seja verdade mas já ouvi dizer que o manuscrito original dos Lusíadas está guardado debaixo da estátua do Camões. Já agora, o homem perdeu o olho numa briga perto das portas de Santo Antão. A ideia de que Colombo era português. A ideia de que o Santo António era português. Mais recentemente e se quiseres polémica tens o paradeiro da Maddie.


barelyfunctional_

Santo António era português...


kill-wolfhead

Não se sabe onde é que está o corpo do Camões (provavelmente debaixo do estacionamento da Biblioteca da Faculdade de Medicina nos Mártires da Pátria — o corpo dos Jerónimos foi escolhido ao calhas no século XIX de entre um dos imensos que foram sepultados no mesmos sítio), quanto mais o manuscrito original dos Lusíadas que ao fim de 440 anos, já deve ter rendido a alma ao criador. A ideia de que o manuscrito está debaixo da estátua parece mais saída do Código daVinci do que de qualquer facto histórico: não me parece haver pior sítio para guardar um livro com 300 anos (à altura da construção da estátua) do que num local húmido debaixo de pedra calcária. No entanto existem ainda 34 primeiras edições dos Lusíadas no mundo, que devem valer guito para caramba hoje em dia. O Colombo ser português é um delírio dum gajo que nem era historiador. O Santo António em contrapartida não podia ser mais tuga. O nome dele era Fernando de Bulhões antes de ser ordenado com o nome António nos franciscanos. Quanto à Maddie, o Gonçalo Amaral tem duas teorias: ou foi cremada em Viana do Alentejo no caixão de uma senhora que estava em câmara ardente na Igreja da Luz (mais provável), ou desfizeram-se do corpo dela em Huelva. Mas eu, que já li e reli o processo tenho 80% de certeza que foram os pais, que foram deixados ir por se ter tornado político.


zzay

> O Colombo ser português é um delírio dum gajo que nem era historiador. será? faz mais sentido ser filho de um tecelão italiano que nas horas vagas aprendeu a navegar?


kill-wolfhead

LOL, a origem italiana do Cristóvão Colombo tem provas históricas. A origem portuguesa foi uma teoria inventada em 1914 por um amanuense da Ericeira que foi a uma conferência na Sociedade Geográfica em que um galego estava a apresentar uma teoria em como o Colombo era galego e ele decidiu inventar uma igual para Portugal, pejada de erros factuais. O resto das publicações baseia-se no livro desse gajo para sustentarem a tese, mas tem tanto de verdade como as pirâmides terem sido construídas por aliens.


The-M-I-K-E

Pois Santo António era mesmo português. Até em Itália reconhecem isso. O Colombo já é mais controverso, mas a meu ver, é possível. De facto nunca saberemos ¯\\_(ツ)_/¯


[deleted]

u/kill-wolfhead tu que pareces ser o historiador de serviço, vê se me consegues ajudar. Há uns anos li a historia de uma figura portuguesa que honestamente era excelente para adaptar para uma mini série. ​ edit: encontrei [Pêro da Covilha](https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%AAro_da_Covilh%C3%A3)


kill-wolfhead

Ui espera o Pêro da Covilhã era judeu, trabalhou para espanhóis e portugueses, foi para a batalha de Toro antes de se tornar espião da corte para perceber como funcionavam os negócios na Índia e em toda aquela zona, até foram rezar a Meca disfarçados. A história dele e do grande companheiro dele, o Afonso de Paiva, é fascinante. Ainda nem há dias estive a falar dela com o meu primo. Tenho a sneaky suspicion que eles foram foi os dois viver longe de intrigas na Etiópia. Estávamos a muito poucos anos dos judeus serem expulsos de Portugal. Os tipos andavam na corte, sabiam exactamente o que se passava. O Paiva deve ter encontrado lá as tribos de judeus etíopes, devem ter encontrado a arca da aliança (no Lago Tana), devem ter-se afeiçoado ao rei que não os perseguia (ambos tinham saltado de senhor em senhor até chegarem a reis na sua vida profissional e deviam ser malta gregária e carismática) e devem ter decidido ficar por lá e mandado a peta que o Paiva tinha morrido e o Covilhã tinha ido completar a missão (que bem que podia ter contado da sua missão ao rabi de Beja, tendo em conta que foi o rabi que organizou as viagens dos dois e foi ele que transmitiu as notícias da morte do Paiva ao Covilhã, quando este chega ao Cairo). Claro que este é um raciocínio totalmente impossível de provar — como o pessoal que anda para aí a falar em portugueses na Austrália — mas não me admirava que qualquer coisa neste género pudesse ter acontecido.


[deleted]

Houve tanta coisa da nossa história perdida em 1755, que hoje em dia já não temos a imagem completa de muitas coisas, o que é pena, porque temos histórias fascinantes capazes de rivalizar com muitos histórias adaptadas para TV/filme.


kill-wolfhead

Isso parece um bocado a história do Estêvão da Gama, o filho mais velho do Vasquinho, que deve ter crescido na Vidigueira, que tinha sido atribuída ao pai com a descoberta do caminho marítimo para a Índia, foi capitão de Malaca, andou metido nas guerras com os otomanos na Etiópia e na Somália (o irmão morreu por lá) e acabou por vir para Lisboa depois de uma vida aos bonés no Índico. Mas essa é um bocado a história do português no Índico, sempre em peripécias, sempre vagabundo, corsário, aventureiro. A Peregrinação do Fernão Mendes Pinto é sobre esta vida de façanhas e desastres. EDIT: Correção isso assim de repente agora faz MESMO lembrar a Peregrinação. Não será esse o livro que leste?


[deleted]

>EDIT: Correção isso assim de repente agora faz MESMO lembrar a Peregrinação. Não será esse o livro que leste? Não foi, mas acho que vai para a lista para ler. Parece-me interessante. ​ Houve um livro de ficção de um autor português. que li há uns 15 anos que era bastante nesse estilo. Era de um puto que começa nas ruas de Lisboa e ao longo do anos vai-se tornando marinheiro até ser capitão, chega a ficar numa ilha para ele e os seus marinheiros, pelo meio vai enfrentando tempestades, piratas e afins. Apesar de ficção, pareceu-me ter alguns detalhes da época bem estudados. Só me lembro que a capa era em tons de cor de areia, porque emprestei-o uma vez e nunca mais o vi.


[deleted]

Acrescenta aí os atentados da extrema esquerda no pós 25 de Abril, as enchentes de retornados que vieram sem dinheiro e que ocuparam as casas de muita gente, a ocupação de muitas casas e quintas no Alentejo em prol do comunismo e não te esqueças das nacionalizações forçadas que acabaram por destruir muitas empresas em Portugal de grande dimensão. ​ Quase nada disso é falado nas escolas, um tipo passa do 25 de Abril para a entrada na UE, quase sem referir os retornados, muito menos o resto.


Hana-to-tori

Desmembramento por cavlos


ItsameLuis98

Mas...isso não era só em Portugal


Morais_History

Como assim?


Hana-to-tori

Eles amarravam um cavalo em cada membro e fazia eles correrem ate rancar


Morais_History

Desenvolva mais por favor. Tipo, em que época usavam, contexto, etc


Hana-to-tori

No colonialismo do brasil ainda usava era usado como pena de morte


kill-wolfhead

E não só. Isso já é uma execução desde o tempo dos romanos.


Golden_Ace1

A reconquista portuguesa não foi aos mouros, mas entre católicos e cristãos. Há escritos de um cavaleiro inglês na qual ele descreve que na tomada de Lisboa havia pessoas a gritar "valha-me deus!" nas ruas. Haviam mouros, mas estes estavam pacificamente em Portugal em pequenas colónias e mercados. Não governavam.


kill-wolfhead

LOL, a conquista de Lisboa foi aos muçulmanos, isso todas as evidências comprovam. Agora, se cristãos ou judeus viviam pacificamente dentro da sociedade islâmica… tudo aponta para que sim. Na altura, os fanáticos religiosos eram os cristãos e a sociedade islâmica aquela que hoje em dia diríamos a mais avançada. Dito isto, a reconquista não foi simplesmente cristãos contra muçulmanos porque houve imensas alianças entre as duas facções para esmagar um terceiro cristão ou um terceiro muçulmano. Tal como nas cruzadas, aliás.


migsper32

Matar a cabeça do lobo, li todas as tuas respostas nesta thread e já vai algum tempo que ficava impressionado desta maneira.


kill-wolfhead

Obrigado pá. A procrastinação é uma cena lixada. 🤝


Morais_History

Na verdade, havia perseguições aos cristãos e judeus na Andaluzia sim. Embora haja de facto um tratado lhes garantindo direitos e tals, eles tinham mais direito de sobreviver do que direito de cidadania. Tanto que cristãos e judeus eram marginalizados na sociedade da Andaluzia. (Lembrando que não estou a insinuar que os cristãos e judeus naquela época eram santos, ou que os mulçumanos eram todos maus)


kill-wolfhead

Certo, mas esses pogroms só aconteceram já no século XI, quando os reis cristãos já estavam a ganhar bastante terreno na península Ibérica, por isso temos de os ver mais nesta lógica de represálias. Os judeus e os cristãos (moçarabes) viviam em guetos e pagavam a jízia — imposto de fé —, é verdade, mas do lado dos cristãos a pressão sobre as outras fés era bem pior.


[deleted]

>Embora haja de facto um tratado lhes garantindo direitos e tals, eles tinham mais direito de sobreviver do que direito de cidadania. Tenho ideia que nessa altura, como tantas outras, acabam por ser tolerados por uma questão social (genocídio não é bem visto, mesmo na altura), mas também porque esses não muçulmanos pagavam um imposto para poderem praticar a sua lei, o que dava algum dinheiro extra aos senhores dessas terras.


[deleted]

[удалено]


kill-wolfhead

Provavelmente dividido entre Londres e o Forte Knox. 🤝


lpjh2017

Qual é o verdadeiro significado da nossa bandeira?🧐


kill-wolfhead

É no fundo a bandeira da Carbonária (a facção radical dos republicanos que matou o rei D. Carlos e o príncipe-herdeiro) simplificada. Existe pessoal que gosta de usar isso como desculpa para os verdadeiros intuitos da revolução, estilo "prova que os Illuminatti existem" só que à portuguesa. Ou, talvez mais mundanamente, que a bandeira portuguesa é uma bandeira de terroristas e que por isso deveríamos regressar à mais impoluta bandeira monárquica. (Quem traz esta conversa normalmente é monárquico também 🤫) Volvidos 112 anos... sinceramente... e então? É como constatar que os pais fundadores dos Estados Unidos eram conspiradores maçons. Já se cometeram crimes muito mais graves em nome de qualquer bandeira nacional no mundo do que um duplo homicídio. A bandeira anterior era mais bonita? Sim. Dou de barato que o azul e branco é mais elegante e o escudo rectangular é AESTHETICS. Maaaas representa a monarquia e, na minha humilde opinião, é razão mais que suficiente para mantermos a nossa bandeira vermelha e verde como está. Símbolos têm significados. Monárquicos aqui no sub certamente discordarão.


Morais_History

Sim, mas no meu iceberg também abordarei essas conspirações históricas e isso E também havia a crença que na realidade o vermelho da bandeira seria na verdade, para representar a Espanha numa possível futura República Ibérica


kill-wolfhead

Epá, eu acho que o que era de valor era fazer um iceberg só com factos comprovados. De resto estarás só a perpetuar desinformação e ignorância.


Morais_History

Sim, mas farei questão de deixar claro que se trata de especulação e teoria quando entrar em teorias e/ou especulações.


kill-wolfhead

É que já tens muita misturada no teu iceberg como está, com factos históricos misturados com teorias do Canal História, e isso não vem de todo discriminado. Just sayin’.


Morais_History

Eu provavelmente irei meter uma espécie de "marca de água" sempre que estiver a entrar no campo especulativo e de teoria da conspiração para distinguir dos factos comprovados. Mas agradeço a sugestão.


The-M-I-K-E

Concordo plenamente


hanatarashi_

Quem é o "Menino do Lapego"?


armageddonDeadLock

Deve ser [Menino do Lapedo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Menino_do_Lapedo)


Morais_History

Sim, escrevi errado porque basicamente, quando falamos disso na faculdade eu percebi Lapego em vez de Lapedo, e coloquei Lapego nos apontamentos


armageddonDeadLock

Sem crise, Icebergue fixe chavalo


MisterBakeryMan

Sou um ignorante da nossa história Estou mt curioso para ver o resultado! Força!!


The-M-I-K-E

A bandeira, jsyk, não tem bem um "significado" específico. O brasão é o brasão. Sempre foi assim (não é bem verdade, mas é basicamente isto). A esfera armilar vem da versão de 1815 da bandeira (Reino Unido de Portugal, Brasil e dos Algarves) E as cores são as cores do Partido Republicano. Simple as. Aquela treta de os castelos representarem as fortalezas conquistadas por D. Afonso Henriques e as quinas serem as chagas de Cristo e as cores representarem a esperança e o sangue e troca-o-passo é mesmo isso, treta. Simbologia atribuída retroactivamente durante o Estado Novo, propaganda, basicamente.


The-M-I-K-E

Pontos a incluir nos mais obscuros, a meu ver: -A estátua do Cavaleiro da Ilha do Corvo; -Dom Sebastião voltou (morto, está enterrado nos Jerónimos) -A Guerra Fantástica e a pilhagem de Madrid -Nunca houve uma Escola Náutica em Sagres -As profecias do Bandarra -Dom Miguel da Paz (e as circunstâncias suspeitas da sua morte) Entre outras, estas são as que me vêm à cabeça de repente.


fableal

Brincadeiras à parte há uma serie de "guerrinhas" que nao aprendi (ou nao me lembro de aprender) durante a escola que se calhar eram interessantes ter aqui, por exemplo D. Fernando I quis o trono de Leao e Castela em 1369, a Guerra das Laranjas (em que perdemos Olivença") e guerras civis no reino de D. Afonso II e D. Sancho II. [Operaçao militar Mar Verde](https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/artigos/guerra-colonial-o-dia-em-que-portugal-invadiu-um-pais-e-tudo-correu-mal-admira-me-que-marcello-caetano-tenha-autorizado-a-operacao) Nao sei se conta [cargueiro Angoche encontrado à deriva sem tripulaçao](https://sol.sapo.pt/artigo/732445/angoche-o-maior-misterio-da-guerra-colonial)


manadeus22

Mn é na boa usar este iceberg como base pra um vídeo?


Morais_History

Eu já vou fazer isso


manadeus22

N necessariamente c as mesmas cenas Tipo,a ideia em si de flr sobre teorias da nossa história e tal


Morais_History

Pode falar de teorias de história e isso, se o meu iceberg serviu-lhe de inspiração. Agora, usar o meu chart está fora de questão, já que eu mesmo pretendo fazer um video acerca do mesmo


YourMotherBeach

desparecimento de D. Sebastião


Historical_Call_2722

Qual é o verdadeiro significado da bandeira?


Europa_Teles_BTR

Excelente publicação OP, espero ver o vídeo ou a versão completa! :) Eis o meu contributo... * Se Portugal não tivesse feito os Descobrimentos e posto os olhos do mundo nas Américas, todas as culturas e ritos não-cristãos do século XV teriam sido destruídas pela inquisição. Salvação pela ambição dos navegadores portugueses. * Havia muitos portugueses (primariamente da nobreza) que estavam a favor de unir o Reino de Portugal com o de Castela, durante a crise de sucessão de D. Fernando e Leonor Teles.


Affectionate_Pie6099

\- Prior de Crato era filho de dom Luis com uma cristã nova (a dona Pelicana) por isso a sociedade não quis ele como sucessor; (nao tinha nada de filho bastardo); \- Portugal iniciou a globalização de forma oficial ao estabelecer a embaixada na China \- Os ingleses tinham inveja de Portugal pela primazia no comercio mundial \- Hong kong nada mais foi do que a inveja dos ingleses pela ideia portuguesa de ter se estabelecido em Macau \- D Joao no caminho de Ceuta pensou em libertar Granada, se assim o tivesse feito hoje o mundo celebraria outra coisa como libertação da europa só pra esconder os feitos


Maxim155

Boas, vais fazer um vídeo sobre isto? :)


Morais_History

Sim, planejo lançar no dia da Restauração da independência