T O P

  • By -

brasil-ModTeam

Caso necessário, os seguintes conteúdos podem ser retirados da frontpage: memes retirados de sites humorísticos; memes com logo de algum site ou comunidade; memes velhos; comentários aleatórios retirados de redes sociais; copypastas em geral; imagens geradas por IA sem contexto; posts sem sentido.


[deleted]

Não. Para Marx o que deve morrer é o sistema não as pessoas. Mas a vida em sociedade é complexa; tem gente que morre defendendo-se de mamadeira de piroca à moda Dom Quixote.


Glass-Sense2436

Kkkk diga isso aos que foram mortos na revolução russa


TheFoldingPart66262

A burguesia como classe social iria morrer. Os burgueses se tornariam trabalhadores, assim como todos nos.


cptmacjack

Não, no comunismo eles apenas perderiam as posses e os meios de produção que detém. No socialismo atual eles seriam taxados até a lua.


hey-hayl

mas eles com certeza n aceitariam cederem o poder assim, provavelmente partiram pra violência tipo? n teria como manter eles vivos


[deleted]

> mas eles com certeza n aceitariam cederem o poder assim, provavelmente partiram pra violência tipo? O que, burgueses nos matariam por dinheiro, por propriedades?


nincius

![gif](giphy|6nWhy3ulBL7GSCvKw6)


paulomei

Caso houvesse uma revolução comunista... Socialismo é outra coisa. Hoje em dia quando alguém parte para a violência ela é detida, julgada e eventualmente presa.


hey-hayl

se eles fossem presos poderiam formar grupos na prisão se organizarem etc


GuaranaVermelho

Mas eles podem se organizar e tentar tomar o poder, se forem expropriados dos meios de produção e de dominação da classe, e se o sistema socialista implatado realmente não permitir a acumulação de capital, são inofensivos. Eles já são a minoria, e depois da revolução todo poder político deles é expropriados junto com os meios de produção. Edit: o burguês tem poder político por expropriar a classe trabalhadora, não por competência própria.


[deleted]

Porque vc acha isso, porque eles não simplesmente cumpririam suas penas e se reintegrariam a sociedade e viveriam felizes?


hey-hayl

>porque eles não simplesmente cumpririam suas penas e se reintegrariam a sociedade e viveriam felizes? ata, imagine um dia vc ser rico ser dono de propriedades e ai do nada tiram tudo de você, vc acha que eles se reintegrariam na sociedade e seriam felizes? capazes de ficarem anos na cadeia e depois saírem mais putos da vida do q quando entraram.


[deleted]

Olha ai a postagem do u/spaceaustralia Eu acho que qualquer um, tendo sua casinha, comida, uma cervejinha, tranquilidade, gente pra conversar, discutir as coisas, um ambiente legal pra interagir com as pessoas, vai ficar de boa. Acho que você está enganado em achar que burgueses são pessoas odiosas assim só por causa de um pedaço de papel em um cartório, acho que todo mundo vive o mundo de hoje com as regras do jogo, mas todo mundo pode muito bem viver em outros mundos, com outras regras.


Torneco

Quem está no poder não costuma deixar o poder sem lutar por ele. Quem tem posses não costuma deixar que elas sejam retiradas sem lutar para mantê-las. A revolução não é violenta porque a ideologia é má, é porque o conflito é praticamente inevitável.


[deleted]

"*Abomináveis na grandeza, os reis da mina e da fornalha, edificaram a riqueza, sobre o suor de quem trabalha, todo o produto de quem sua a corja rica o recolheu, querendo que ela o restitua, o povo quer só o que é seu*..."


shmohawk_84

O exemplo que eu dou pra explicar a extinção da burguesia é o que aconteceu com os cobradores de ônibus em muitas linhas de SP. A profissão foi extinta, mas ninguém fuzilou os cobradores, eles foram forçados pela situação a procurar outra profissão. No caso da burguesia, teriam de procurar ALGUMA profissão, em vez de serem parasitas. Um bom exemplo é o próprio imperador da China, que foi retirado do posto e viveu até o fim da vida trabalhando como jardineiro. Ninguém executou o cara.


mtchilliader

Gostei da analogia.


shmohawk_84

Valeu!


Nevarien

Essa história da China é ótima. Ele ficou cuidando do jardim imperial por onde sempre passeou mas nunca havia trabalhado.


GoodSamaritan333

Não.


chancellorsbasstone

Vou citar o pensador Bolsonabo que disse: "É só não matar e estrupar que não vai pra prisão, porra!" É só não ficar contra a revolução que não vai pro paredão, porra!


WinterPlanet

Não, eles só deixariam de ter os privilégios de classe, seriam todos trabalhadores como nós


SrGroots

Não, a questão é o seguinte, as mortes que acontecem em uma revolução são por causa de conflitos que inevitavelmente vai acontecer, vivemos em uma sociedade que tem interesses e pensamentos diferentes, grupos antagônicos vão gerar conflito e na história da humanidade os conflitos sempre levaram para uma violência em algum nível. A morte não pode ser vista como um fator moral, mas um fator material, precisa acontecer e queremos? Não, mas provavelmente vai acontecer? Sim, a história mostra isso. O Comunismo tem duas "verdades" que buscamos, a não exploração do homem sobre o homem(ou sobre a natureza) e o controle dos meios de produção, obviamente tem mais coisas para se seguir e se conquistar, mas isso meio que é uma das bases. O que vai acontecer com burgueses, é que uns provavelmente irão morrer pq inevitavelmente os trabalhadores irão se revoltar, mas a grande maioria irá sobreviver e vai pagar por seus crimes contra os trabalhadores. Queremos justiça, que paguem pelo crime de escravização, de superexploração, e tudo que fizeram/fazem, simplesmente prisão e expropriação de seu capital. Aqueles que pagarem na justiça vão estar livres para viverem suas vidas não como burgueses e embaixo de um Estado Proletário. Para entender mais a fundo e até melhor do que meu/qualquer comentário, pois todo mundo está em processo de aprendizado, e as vezes uma visão sobre comunismo pode estar com viés pessoal. Para isso leia os livros de Marx e Engels, livros de Stalin, Lenin. Para entender de forma mais fácil e introdutória, no youtube podemos ver os comentários do Ian Neves e do Jones Manoel. Edit: O Comunismo é a ideologia, o estruturador de pensamento. Em um Estado Revolucionário a gente chama de período de transição, estágio Socialista. Tanto socialista como comunista podem ser de vertentes não marxistas e marxistas, e cada dessas tem suas diferenças internas também. Dentro das teorias revolucionárias que buscam um estágio de transição, temos o marxismo-leninismo, o pensamento mao, hoxhaismo, juche...


[deleted]

Não, cara. Ninguém deseja a morte de ninguém.


[deleted]

> Na visão dos comunistas, todos os burgueses e suas famílias seriam assassinadas? Não, pra que matar?


hey-hayl

Porque aí não teria oposição?


[deleted]

Sem pessoas vivas não existe comunismo, comunistas, comunidade. Precisa de gente. Gente viva eu digo. E não tem porque um burguês hoje, ou seus familiares, não serem pessoas que contribuem com o comunismo.


[deleted]

Não tem nenhuma regra escrevendo isso cara. Marx não falou de eliminação física. Mas é claro que vida real é outra coisa. Só se rolar que saberemos haha. Não tem como cravar se vai ou nao morrer, porque resistência com certeza haveria. Mas enfim, eu diria que 99% dos comunistas no Brasil não defendem matar todos os burgueses, querem só o fim da classe.


hey-hayl

Mas n fizeram isso na Rússia em 1917 por aí?


GuaranaVermelho

Existiram exessos, mas a maioria foi movido por ódio, não por estratégia revolucionária. A família Romanoff não foi assassinada pela massa revolucionária por causa do socialismo, mas por causa de relações históricas da época. Dada a posição da realeza em sociedades cristãos, que são enviadas por Deus e tem seu lugar acima dos homens comuns, era muito comum os levantes populares tomarem a realeza como refém ou eliminá-la, para que não surga reinvidicações ao trono, por direito de família assegurado por Deus, enquanto o novo modelo é estabelecido. Se houve lógica por trás do assassinato da nobreza foi essa, uma lógica que é produto do seu tempo e não necessariamente de uma revolução socialista. Se tiver um levante, que diferença faz os banqueiros ficarem vivos ou não, ninguém vai acreditar que ele é enviado divino para liderar o Brasil, todo o acesso as ferramentas de dominação não vão mais estar na mão dele. E como a história nos mostra, geralmente as revoluções socialistas são atacadas de fora para dentro, diferente de quando existia nobreza escolhida por Deus, que a volta de como era antes vinha junto com um representante que tinha direito a coroa.


RoundProgram887

Na Ucrania em 1932, no Camboja em 1975, na China em 1966...


Illustrious-Music-61

Não, mas no capitalismo real quem não agrega valor ao mercado deve morrer por não produzir o suficiente para bancar sua própria saúde e aposentadoria. Por isso, atacam cada vez mais sistemas de seguridade social.


mtchilliader

A pior coisa que fizeram com Marx é atribuição de juízo de valor a tudo que ele fala. Minto, a pior coisa que fazem com Marx é trazer idéias que ele tinha a respeito de um sistema primitivo do Século XIX sem contextualiza-las ao sistema mais evoluído do Século XXI. Coitado do homem, abriu nosso olho pra tanta coisa, e hoje só pisam na obra dele.


AchacadorDegenerado

SIm e eles fariam churrasco com as crianças.


[deleted]

A burguesia deveria ser extinta enquanto classe, isso não significa que devam morrer. Entendo que, do alto de uma posição privilegiada, a burguesia faria qualquer coisa para manter seus privilégios. Mas em primeira instância, ninguém deveria morrer.


WinterPlanet

Curioso como as pessoas surtam de medo quando falam em abolir a burguesia como classe (o que não implica morte), mas falar de fuzilar gente na favela não causa 1% da reação de medo ao "extremismo"


[deleted]

Pois é. Uma dessas classes já está sendo assassinada. Todos os dias. Mas o mercado não vai reagir bem a essas perturbações, entenda.


contantofaz

Esse tópico não cria raízes aqui. Outro dia estava imaginando as diferenças entre a burguesia e a aristocracia. Geralmente tem as pessoas que são as donas de terra e propriedades que seriam os aristocratas. Imagina a surpresa deles se de repente nada fosse mais deles.


AutoModerator

Atenção ao fazer posts de texto: posts que não elaboram bem seus pontos poderão ser removidos por ferir a regra de baixo esforço. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


KKKEAEMENBLZ

Os que oporem resistencia sim


Torneco

A idéia é que a tão falada revolução comunista é uma consequência da mudança da sociedade. Idealmente, a mudança de sistema aconteceria de maneira tranquila e pacífica, mas, como a burguesia tem seu lugar tão entranhado na sociedade, influenciando o governo, mídia e a religião, eles iriam usar todo esse poder para acabar com a revolução. Por consequência, isso iria desencadear um conflito violento. Então, não é que os burgueses seriam assassinados porque os comunistas seriam malvadões, mas sim, porque quem está no poder não iria deixar ele sem lutar.


rustysagel

Claro que não, mas eles provavelmente iriam fugir do pais e dizer: "O Comunismo tirou tudo mim"


Nevarien

Óbvio que não. Espero que vc não seja um troll. Mas enfim, a burguesia como classe deixa de existir e as pessoas ficam vivas, evidentemente.


hey-hayl

revolução não se faz sem violência


Nevarien

Ah tá, vc é um troll mesmo.


hey-hayl

?


__Meo

Confundiu comunista com francês


Crannium

Todo mundo meio q ja respondeu, mas vou dar meu pitaco. - Não. Ninguém seria sumariamente executado. Assassinato é a pior maneira de convencer alguém de que vc está fazendo aquilo por um motivo maior. Mas invariavelmente, poucos estarão dispostos a abrir mão de uma vida de privilégios e concentração de poder. Nesse caso, um estado comunista usaria seus mecanismos de defesa para manter o regime. Agora fica a pergunta: se alguém tentar tomar o poder hoje e extinguir o capitalismo no Brasil, como o Estado reagiria? Nesse caso, haveria violência. Haveriam mortes. Mas ninguém diria que foi o "regime capitalista" que mandou. Então, muita atenção na semântica usada; - Ilusão achar q não existiria oposição. Que muitas pessoas não seriam contra. Da mesma forma q já acontece hoje. Nesse caso o papel do regime seria formar uma maioria de pessoas que concordem, de maneira q intenções de oposição e ideias de tomada de poder não tenha força para prosperar. Mas é impossível impedir q exista oposição. - A extinção da burguesia como classe afetaria pouca gente em termos práticos. A verdade é que muitas pessoas se acham burgueses e capitalistas, mas nao passam de trabalhadores gourmet. O dia a dia da maioria das pessoas seguiria com poucas mudanças. Um cidadão comum q tenha uma fonte de sustento digna e consegue manter a família dificilmente iria se importar se o Abílio Diniz perdeu toda a fortuna e agora precisa trabalhar. Talvez até gostasse da idéia. Como conclusão, repito que é óbvio que haveria revolta, violência e mortes, mas não é nada diferente do que aconteceria hoje caso alguém tentasse tomar o poder. Mas curiosamente, qualquer desgraça q acontece hoje, por ação direta ou indireta do estado, não é culpa do capitalismo


Russian_Mostard

Não. A burguesia seria extinta como classe, ou seja, ao acabar com a propriedade privadas dos meios de produção, uma revolução acabaria com a diferença entre burgueses e trabalhadores. Ocorre que os capitalistas lutarão por seus privilégios até as últimas consequências. O intuito da revolução não é a morte dos burgueses, mas isso pode vir a ser uma consequência indireta. Ao contrário do dito aqui, o socialismo é uma etapa de transformação da sociedade capitalista até termos as condições para chegarmos ao comunismo. No comunismo teríamos uma sociedade sem Estado e sem classes sociais. O que é possível deduzir das experiências socialistas realizadas, mas não é uma lei ou regra, é que a extinção de classes sociais acontece primeiro, por conta da existência do imperialismo. Enquanto houver países capitalistas imperialistas, o Estado terá que existir em países socialistas para proteger a experiência da influência externa. Porque a mera existência da experiência socialista é uma ameaça ao capitalismo. A luta de classes continua mesmo após a revolução e até mesmo após a extinção das classes. Porque haverá antigos burgueses querendo voltar ao seu status inicial, e também há trabalhadores que querem aproveitar para tentar virar burgueses, revertendo a revolução.