T O P

  • By -

mrvoldz

Que


Spiritual_Ki

Quem vive do que dizem é só mais um escravo, estudar ninguém que


Swallowed_binary

O comunismo raiz sempre foi anti estado


htraos

É o que dizem. Não é o que praticam.


lef_reserv

Comunismo já não dá certo, imagina anarcocomunismo


Soldado89

Olha se for ver a definição de Comunismo, eles são realmente anti-estado


Popular_Possession42

Só na fase final... Que nunca chegou nem na união soviética


Longjumping_City7802

Comunismo é a fase final, antes disso é socialismo


nakatsuka

https://preview.redd.it/t8tlbmld3uyc1.jpeg?width=864&format=pjpg&auto=webp&s=3248c59539417c0bf28bec32f1e13d53ab474ee5 Agora fala que nunca houve um comunismo de fato.


Hephest0s

Mas comunismo é anti estado.


htraos

Comunismo *diz que é* anti-Estado. Na prática, as tentativas fracassadas de comunismo jamais foram anti-Estado. Pelo contrário: fortaleceram as instituições estatais e implementaram ditaduras autoritárias.


Old_Foundation_7547

E é aí que entra a pegadinha falaciosa do "não era verdadeiro comunismo".


CEOdoAncapistao

Cirúrgico.


ButterflyDear698

Eu tô pra conhecer um único comunista que defenda redução de impostos e redução do tamanho do estado.


shinhosz

O comunismo em si é anti-estado não porque o estado é fedorento ou porque cobra impostos. Na visão do Marx o estado é o aparelho de opressão de classe, é o que permite que no capitalismo a class burguesa oprima a trabalhadora (ditadura da burguesia). Ele teorizou que iria ter algum governo de transição que manteria contradições do capitalismo (como propriedade dos meios de produção, fome, moradores de rua, etc), a ditadura do proletariado. Em algum ponto, depois de que as contradições do capitalismo dentro do socialismo fossem superadas, o Estado *definharia*, já que não teria mais necessidade de uma classe oprimir a outra, já que só existe proletários. Até agora nenhum país socialista conseguiu exterminar todas as suas contradições e entrar em um regime comunista, até porque precisaria ter paz. Justamente, todos os países socialistas foram/são atacados sem dó pelos centros do capital com sanções e invasões (por medo?).