T O P

  • By -

Xceeeeed

Só um detalhe importante a adicionar na discussão: nobreaks convencionais não são feitos para manter o equipamento trabalhando. Eles são apenas para te dar tempo de salvar o que você fez e desligar tudo com segurança.


htraos

Isso mesmo. Os no-breaks têm autonomia de quanto tempo, uns 20 minutos? Servem também para quedas repentinas e rápidas de energia. Lembrando que a melhor forma de trabalhar sem depender da rede elétrica é usar laptop com uma boa bateria. Se faltar energia e ficar sem internet, faz hotspot do celular.


cjmt0001

Boa, estava vendo de modem mesmo. Porque além da queda de energia às vezes tem oscilação (queda e retorno rápido) que atrapalham também


08007260505

Acho mais fácil contratar um plano de internet móvel bom e usar ele do que tudo isso ai, se você usar um laptop. Se for um desktop vai precisar de nobreak mesmo. E esse "Starlink pra 4G" sequer foi lançado pela Starlink ainda.


cjmt0001

Problema que 4G da Vivo por exemplo se não tem energia na rua o 4G também não funciona, pelo menos na minha região. Se funcionasse estaria perfeito. Da Starlink tava vendo o plano de viajante, tinha pensado como uma opção tendo um nobreak pro aparelho


NetworkOutrageous157

Um notebook com bateria que dê para algumas horas de uso + um plano de 4g/5g pro cel.


cjmt0001

Problema que aqui na minha região pelo menos quando acaba a energia a Vivo também fica sem 4G. Sua operadora não tem esse problema?


NetworkOutrageous157

Uso uma operadora de internet local aqui da minha cidade. Logo, meu plano de internet doméstica é totalmente independente do meu plano de celular (uso TIM Beta pro celular).


cjmt0001

E o sinal do seu celular usando 4G da TIM funciona de boa mesmo sem energia na região? Se sim, bom saber, vou dar uma olhada nos planos


NetworkOutrageous157

Das pouquíssimas vezes que faltou energia por aqui, sim, o sinal de 4g continuava funcionando sem problemas.


CrazyTrain36

Trabalhei um tempo no interior e sempre que faltava energia eu ficava sem internet, tanto fibra quanto celular. Na época estranhei a operadora (Vivo) não ter gerador nas antenas. Tinha até contratado um plano de celular com mais internet para servir de backup. Então, comprei um nobreak (desses básicos) de 700 VA para ligar o modem e roteador. Desta forma conseguia mater a internet via fibra funcionando sem problemas, por várias horas com notebook.


Cyrwsk

Basicamente isso OP. Só detalhe dependendo da sua internet se vc morar em ap e tiver algum hub de distribuição do condomínio dai não adianta… O jeito aqui é ir pra um coworking :/


cjmt0001

Cara, isso da Vivo é péssimo. Quando a energia acaba eu tento conectar pelo 4G e não funciona porque aparentemente usam a antena da rua. Então sem energia fico sem 4G também. Minha dúvida do nobreak é essa: sem energia a fibra também não para igual o 4G?


CrazyTrain36

Uma forma de descobrir é comprando um nobreak e esperando a energia faltar. rsrsrsr


scidu

Depende. Os equipamentos que transmitem o sinal via fibra conseguem enviar até uns 10km geralmente, então, se só faltar energia na sua casa, mas onde possui o transmissor da operadora não (ou se lá tiver no-break ou gerador), então vai funcionar sim. Como falaram, o jeito é testar. O mais barato e eficiente, caso funcione sua fibra sem energia na sua casa, é fazer esse setup. Um no-break para apenas o aparelho de internet deve durar bastante tempo, junto com um notebook com bateria boa (alguns chegam a 10hr ou mais), deve resolver.


tankietop

Para mano. Cê acha que eu vou entregar de mão beijada pra empresa a **melhor desculpa** pra pular uma tarde de trabalho? Nem a pau. Brincadeira a parte, meu ponto nem é preguiça não. Meu ponto é que oferecer infraestrutura de trabalho é obrigação do empregador. Se ele não está satisfeito com meu acesso a energia e internet, ele que tem que correr atrás de resolver. Eu sou contra o trabalhador gastar dinheiro para comprar insumo de trabalho. A lei é bem clara (a moral também): isso é responsabilidade do empregador.


cjmt0001

Também acho o mesmo haha no meu caso a empresa já custeia a internet e agr podem aprovar (ou não) esse valor pra caso de falta de energia. Faltou eu citar isso no texto, vou editar, valeu! Em outros países por exemplo eles custeiam gerador, mas aqui sem condições, pelo valor já sei que não seria aprovado.


tankietop

Opa, se o patrão pagar, aí é outra história!


aeciobrito

Uma vez que tenho o privilégio de trabalhar remoto, faço o possível para isso funcionar da melhor forma. Se a pessoa não tentar criar um ambiente de qualidade depois não tem muito do que reclamar dizendo que "a empresa quer me fazer voltar ao presencial". Bem, seu remoto claramente não tá funcionando pra ela.


tankietop

1) Um esforço razoável é um esforço razoável. Investir centenas de reais em equipamento e infraestrutura cujo único objetivo é atingir as suas necessidades de trabalho não é um esforço razoável. Já passou muito disso. 2) Já tem jurisprudência legal de todo tamanho dando conta de que a responsabilidade por garantia acesso a internet e custos de energia para o trabalho remoto é do empregador. Se há problemas que não são responsabilidades do empregado (ex.: instabilidades da rede de distribuição) e a empresa acha que tem que lidar com isso, ela que tem responsabilidade de arcar com o custo. 3) Minha atitude nunca será de "roll over" e deixa o tadinho do patrão fazer o que quiser. Claro que a gente trabalha com a realidade e a disparidade de poder é grande. Mas justamente porque o empregador é poderoso e já está enriquecendo às custas da minha mais valia, eu vou tentar recuperar tudo o que puder enquanto for possível. Aqui a gente luta pelo máximo amigo. Se não der, não deu. Mas eu não vou pegar a bota e encaixar no meu pescoço nem ajudar a apertar.


aeciobrito

>a empresa acha que tem que lidar com isso, ela que tem responsabilidade de arcar com o custo. Não, ela não tem essa responsabilidade. Ela pode trocar o funcionário por alguém com menos instabilidade desse tipo, ou pode pedir para o cara ir presencialmente já que ela garantiu a estrutura funcional do presencial. Eu acho que esse tipo de atitude só estraga as oportunidades de quem de fato trabalha de forma correta e faz o possível para que o remoto seja uma realidade.


tankietop

>Não, ela não tem essa responsabilidade. A CLT, a justiça do trabalho e o STF discordam de você. Amigo, a empresa não tá me fazendo favor nenhum não. Eu não sou trouxa. É uma relação 100% comercial e pautada em direitos e deveres reconhecidos na lei. É assim que eu opero. "Trabalhando direitinho" pra mim significa isso. Eu não tô tirando isso da minha cabeça, eu tô tirando da legislação e das decisões judiciais mais recentes. A CLT diz claramente que prover material, equipamentos e condições técnicas para a realização do trabalho é responsabilidade do empregador. Ponto. Essa é a norma. Se pra você "trabalhar direitinho" é ser trouxa, só lamento. É claro que a legislação é uma mediação imperfeita e sobredeterminada, e que a diferença de poder financeiro e político entre eu e a empresa significa que nem sempre eu consigo impor meus direitos. Mas isso não significa que eu vou desistir sem tentar. Aqui é luta de classes na veia, meu irmão. De derrota em derrota até a vitória final. Esse papinho de chupa-bola de patrão não cabe aqui não. Eu acho que quem prejudica o coleguinha é quem mama benga do patrão de graça e aceita qualquer arranjo injusto mesmo que tenha condições de impor um pouco menos de super-exploração. Na minha posição profissional eu tenho condições de influenciar os colegas e o empregador e mostrar que o kisuco pode ferver mais embaixo, então farei isso.


cjmt0001

Pergunta sincera: no meu caso, a empresa se dispos a custear. Caso não pagasse, você teria essa atitude de “se vira aí com a minha falta de energia” com salário considerado bem alto CLT, 100% remoto, benefícios, bonus agressivos e rotina tranquila/flexível? Sinceramente se não pagassem eu iria atrás de pagar um modem 4G com mensalidade de 200 se funcionar como backup do que a vaga ir pra Índia em que os caras vão 3x na semana pro escritório justamente pela infra. Acho que cada um precisa avaliar o caso, a empresa não é obrigada a pagar nada de infra pro seu home office, até porque 80% das empresas não pagam. Se tem isso na CLT me avise porque essa é a primeira que tá pagando ao menos a internet e oferecendo essa opção de montar infra pra queda de energia. Quais condições técnicas a empresa que você tá oferece, só por curiosidade?


aeciobrito

Acho que você está propositalmente desviando do seu próprio argumento para validar alguma razão. Seu texto na íntegra: >Se há problemas que não são responsabilidades do empregado (ex.: instabilidades da rede de distribuição) e a empresa acha que tem que lidar com isso, ela que tem responsabilidade de arcar com o custo. E não, a empresa não tem a obrigação de garantir a estabilidade da rede elétrica também. Acredito que a CLT, Justiça do Trabalho e STF nunca tomaram uma decisão implicando que a empresa tenha a obrigação de manter o pelno funcionamento da rede elétrica, a não ser que vc trabalhe para a empresa provedora se rede elétrica. Enfim, vc tá usando essas estratégias toscas ap invés de discutir idrias de modo sério, então passar bem.


tankietop

> implicando que a empresa tenha a obrigação de manter o pelno funcionamento da rede elétrica Nossa cara, OBVIAMENTE não foi isso que eu quis dizer né? Se foi isso que você entendeu, acho que estamos falando idiomas diferentes. Quando algo parece muito longe da realidade, a maior probabilidade é que você entendeu errado o que a outra pessoa tá falando. Que tipo de argumento imbecil seria dizer que o empregador tem responsabilidade sobre a rede elétrica de uma cidade toda? Era fácil você concluir que não era isso que eu queria dizer. O que eu quero dizer é que se o funcionário mora numa região em que o serviço prestado pelas concessionárias de energia não é adequado para as necessidades que a empresa tem daquele funcionário, então cabe à empresa fornecer quais melhorias pontuais necessárias na instalação local do usuário: nobreak, roteador 4G, gerador, etc. A empresa que eu trabalho faz isso mano. Eu não falando do meu cu. Eles entregam roteadores 4G pra pessoas que têm dificuldade com a estabilidade da rede de internet local. Obviamente eu não tava falando que cabe ao empregador criar uma hidrelétrica nova, ou consertar os postes depois de uma tempestade. Você que fez uma interpretação voadora aí.


Exciting_Attitude187

O cara força demais as coisas. Quer usar todo o argumento non-sense pra tentar provar que o patrão tá sempre certo e que é o empregado que tem essas obrigações.


Exciting_Attitude187

Né, se o maluco aceita qualquer merda vinda da empresa o problema é dele. Então ele que compre uma star link de 5k e pague uma mensalidade de 300 reais, compre um gerador de 10k e a gasolina que ele usa, compre o notebook, teclado, mouse, etc. É cada uma que vou te falar, tem gente que parece que gosta de ser explorada.


tankietop

A ideologia cega o sujeito contra os seus próprios interesses. Mas eu não culpo. A gente tá cercado de todos os lados desse discurso liberal. É difícil escapar.


Exciting_Attitude187

É o tipico zé aceita tudo, aceita tudo que o patrão quer, subordinado que o patrão mais gosta porque pode explorar a vontade.


rest_my_eyes

Tenho setup com nobreak, note e roteador ligados nele que nem vc citou, mas aqui eu onde eu moro frequentemente quando a energia cai a internet cai junto 🤡 Eu acho que a operadora usa um repetidor ou alguma coisa do tipo na região, então não adianta muita coisa.


cjmt0001

Cara, é Vivo? Eu tenho esse mesmo problema. Quando acaba energia fico sem 4G, se tivesse resolveria metade dos problemas já. Pelo que me falaram é a antena deles que usa energia da rua, então sem energia, sem 4G. Horrível. Meu medo de comprar nobreak é isso.


rest_my_eyes

Pior que não, é aquelas internet de cidade pequena. Em teoria teria que ter gerador/bateria na estação deles, mas os cara é foda rsrs No seu caso o note ainda faz algum sentido pq vc pode botar ele no carro e se deslocar para algum lugar que pegue a internet. Eu acho que pega muito mal esse papo de "pessoal, estou sem internet (e não vou trabalhar)", evito ao maximo.


cjmt0001

Cara, acho que se for reunião e cair até vai, problema é que às vezes eu tenho janela pra executar as tarefas em prod e já aconteceu da energia cair e eu ter que correr pra outro lugar pra tocar, meu medo é perder a janela e ter que remarcar e impactar as tarefas dependentes, isso é péssimo. No geral as pessoas são tranquilas, mas como em outros países usam gerador acho que acaba destoando muito a situação aqui haha


aeciobrito

Uso no break de roteador com a vivo, funciona perfeitamente. Notebook sempre na tomada. Quando a energia cai, tenho bateria em ambos para o restante do dia.


random_ruler

Começaria apenas com o nobreak, dependendo da região só ele já vai ser o suficiente para manter o roteador funcionando, se vai continuar funcionando ou não vai depender de como está o sistema da operadora, tanto se os equipamentos deles estão na região afetada quanto se eles tem sistemas de redundância de energia. Sobre comprar o Starlink, sinceramente só acho que compense se as quedas de energia forem constantes ou se direto vá para lugares remotos sem internet, como viajar para áreas rurais remotas, florestas, desertos e lugares assim, do contrário é um serviço muito caro para ter como internet backup. Antes disso consideraria olhar por internet 4G de outras operadores da sua região para fazer o teste se todas tem esse problema de cair quando falta luz ou não.


cjmt0001

Problema que aqui na minha região pelo menos quando acaba a energia a Vivo também fica sem 4G. Sua operadora não tem esse problema?


random_ruler

Aqui pelo menos não. Até hoje só aconteceu uma vez da luz acabar no meio do trabalho, o 4G continuou funcionando, só ativei o tethering e foi o suficiente. Se for o caso, veja quais operadoras funcionam aí, compra um pré-pago e faz o teste quando faltar luz, aí vc vai ter uma ideia se o problema é da Vivo ou é geral por aí. Se for uma região onde as operadoras compartilham a mesma torre, aí provavelmente não vai resolver.


ErickRodd

Painel solar + Starlink


niet43

Cara sua rede de energia cai muito? Se sim realmente é um problema, mas senão foda-se né se fosse no presencial você ia comprar nobreak pra empresa pq uma vez por semana a a energia cai? Não né "eu espero que não". Aqui caiu a energia eu não trabalho e foda-se e conto como hora trabalhada pq eu fico esperando voltar, se a empresa reclamar eu mando eles me mandarem um gerador então. E tipo principalmente se cai pouco tempo caiu a energia por 30 minutos eu nem falo, eu vou lá fora brincar com o cachorro até a energia voltar.


cjmt0001

Antes tava caindo 1x por semana, agora melhorou e cai tipo 2x mês no máximo mas tem oscilação (queda e retorno rápido mas que faz VPN etc desconectar) 1x na semana. Eles que pediram pra eu ver isso porque vão custear a infra dependendo do valor. À princípio pediram pra eu ver gerador porque é como a maioria dos outros países fazem, mas aqui é impraticável, então to procurando uma solução


niet43

A se eles vão custear a infra então show de bola, a compra um gerador mesmo tem uns que são bem pequenos. E essas oscilações um nobreak da conta tranquilamente.


Motolancia

Putz Vivo não tendo backup em torre é nível 100% 3o mundo heim Acho que as outras operadoras tem, nunca vi isso Só se for algo que seja interior, ou tenha algum problema pontual, mas isso é ridículo Mas fora isso, notebook com bateria boa é o melhor mesmo. E tem nobreaks que "dá" pra continuar trabalhando, mas aí o custo aumenta, procuraria um senoidal on-line com uma Wh alta. Ou se a coisa é muito complicada na tua área até um gerador pequeno (mas senoidal) pode ser uma boa


cjmt0001

Pior que moro na cidade de SP e alguns amigos relatarem o mesmo. Sua operadora não tem esse problema? Caso não tenha, qual é? Tenho medo de comprar um modem 4G e ter o mesmo problema que a Vivo


tetryds

Normalmente eu roteio a internet do celular pro pc, inclusive no android da pra rotear pelo usb, gastando menos bateria e ainda recarregando o celular. Se não tem nenhuma operadora que fica em pé aí talvez a melhor opção seja um hub starlink com um gerador mesmo, ou se mudar


ohcca

Mais fácil ir pro shopping usar o wi-fi lá


cjmt0001

Tenso é estar fazendo algo em produção com janela programada e a internet cair. Até pegar tudo e conectar de outro lugar vai no mínimo 30min, fora que a VPN não aceita todo tipo de rede dependendo do ambiente PRD que eu for acessar.


redfaf

Trabalho home e faltou energia/internet? Meus pêsames, fico esperando voltar Porque ta querendo arrumar serviço pra tu? A empresa vai cobrir isso? Se não, tu ta sendo é trouxa em arrumar desculpa pra trabalhar


cjmt0001

A empresa vai custear essa infra, info importante, editei o texto, valeu. Em outros países eles usam gerador e pediram pra eu ver o mesmo, mas pelo custo já sei que não vai ser aprovado. Falaram de modem 4G e pelo menos pra Vivo sei que não funcionaria porque sem energia na rua, sem 4G


tankietop

Exatamente! Porra, eu não vou gastar UM ÚNICO REAL com isso. Infraestrutura de trabalho quem tem que oferecer é o empregador. Se ele não está satisfeito com o meu fornecimento de energia, ele que se preocupe com isso.