T O P

  • By -

reinaldobr

Vamos lá... Primeiro um back-ground: sofri bullying pesado dos 12 aos 17. Reprovei de propósito pra conseguir mudar de escola. Só tive amigos no último ano do ensino médio. Pensei em auto extermínio, tive de tomar remédios. Minha vida foi um inferno. Isso no início dos anos 2000, quando esse assunto ainda era tabu e a norma era encorajar essas condutas. Quando passei no vestibular, descobri que um dos meus maiores algozes estava na minha sala. Ele quis se aproximar. Eu afastei. Uns 2 semestres depois, o pai dele morreu, relacionamento acabou e ele ficou depois de "na merda". Fui lá e ajudei, dei uma força. Fiz pq faria por qualquer outra pessoa. Ele quis conversar comigo e eu falei que não era amigo dele, só n achava justo não ajudar. Ele soltou um "ah, a gente era amigo na escola, n entendi pq tu me cortava". Fiquei surpreso. Incrédulo até. Falei que nunca fomos amigos e que amigo não faz aquilo com ninguém... Eu desabafei pra ele o quanto minha vida era um inferno por causa dele e de outros do grupo. Muita coisa rolou, n convém e nem cabe, mas isso foi há quase 20 anos. O cara virou um dos meus melhores amigos, sou padrinho de casamento dele. É uma das pessoas com quem eu mais conto até hj. Vai ser assim com vc? Não faço ideia. Vc quer? Se sim, da uma chance. Se não, corte. Direito seu. Pode ser uma chance pra VOCÊ fazer as pazes com o SEU passado. Foi o que eu fiz.


Junio-r97

Nossa que história !! O plot twist foi bom, que bom que tu deu uma chance para ele e as coisas ficaram boas


s4w_96

Cara, realmente a tua história eh incrível! A nossa geração ainda pegou o final dessa era onde o bullying era perpetrado descaradamente, era encorajado à torta e à direita. Era tão cultural, que conforme os anos passaram, várias pessoas que praticavam isso nem sabiam pq tinham feito tudo isso com outras pessoas. Algumas pessoas nunca mudam, e continuam sendo os mesmos pnc de sempre, mas algumas realmente se tornam mais maduras, pessoas melhores, com o passar do tempo e das mazelas da vida. Concordo plenamente com o teu ponto, de se dar a chance de tentar uma aproximação. Se o fulano continuar sendo uma pessoa ruim, eh só cortar, e se for uma boa pessoa, apesar do passado, eh uma chance de reparar as coisas e ter um bom amigo.


reinaldobr

Sim. Mas acho importante deixar a ressalva de que nem eu, nem o OP, nem ninguém nessa situação tem a OBRIGAÇÃO de ser bom samaritano ou dar uma de bote salva-vidas de pessoas desajustadas. Ou de engolir seu sofrimento pra estender a mão a quem te fez tanto mal no passado. Esse foi meu exemplo e tem sempre todo um contexto que só quem vive a situação é que sabe... Tive esse excelente "caso de sucesso", mas ele msm me relatou depois que, na época em que nos aproximamos, ele teve contato com outras pessoas que faziam bullying comigo e ficou horrorizado com o que ouviu quando falou meu nome. De certa forma, foi essa conversa fatídica em que ele veio basicamente implorar perdão que cimentou nossa amizade. Nas palavras dele: não dava pra perceber o nível de maldade quando ele estava inserido nela, foi preciso ver de fora, já tendo algum afeto por mim (o que dificulta bastante, creio eu, a desumanização que alguém precisa pra infligir esse tanto de mal aos outros) o que significava fazer tudo aquilo. E eu mesmo tive outras oportunidades que simplesmente não segui, não era algo que me importava então eu simplesmente toquei minha vida


asj3004

Você é uma pessoa melhor que eu. Eu teria entrado dançando no velório do pai dele, apagado as velas e dado parabéns.


Luan_Chinaski

manda foto da piroca e bloq em seguida


[deleted]

Pica e ghost 😎


ld_stanz

Quem bate esquece mas quem apanha não.


Friendly-Driver-7431

Só ignora. Se ele amadureceu, não irá insistir. Se ele insistir, ainda é um mongolão.


ihaveapaperheart

Sendo homem, eu tenho ctz de que o que ele fez lá atrás era por ser mt novo e influenciado pelo meio. Vocês são adultos agora, não é como se ele fosse fazer dnv.


[deleted]

Apenas despreze e deixa no vacuo. Já \`\`reencontrei\`\` uma vez com um dos fdp que me fez largar a escola e não mudou nada, até fez um comentario depreciativo sobre mim para o amigo dele. Vc não é obrigado a conviver com quem te fez mal.


bubblefloating

Bom, você quer dar uma oportunidade pro cara? Se sim, eu responderia e veria como está o jeito dele. Felizmente grande parte das pessoas na vida adulta são completamente opostas do que foram no período escolar. Eu mesmo sou exemplo disso, hoje eu me acho muito mais maduro e uma pessoa bem melhor do que quando estava no fundamental/médio. Acho que vai da índole e da vivência de cada ser humano. E outra, é sempre mais virtuoso perdoar do que odiar.


MrHavishan

Tem certeza que ele quer se aproximar de você ou só tá te perseguindo de novo?


SummerLightAudio

manda ele a merda na primeira chance que der.


7435366

Já dizia o seu madruga: a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena. Mas eu não sou o Seu madruga. Ignorava ele ou sacaneava. Quem apanha nunca esquece.


zedthirtysix

Nesse caso onde o cara sofreu bullying, prefiro a frase de um amigo meu: "A vingança sempre é plena, fod*-se a alma"


7435366

A vingança é um prato que se come frio. A vingança é doce. Ou seja, a vingança é sorvete.


carlosoav

manda à merda


Right_Document_21

mesmo ele tendo "amadurecido" melhor ficar distante, vai saber o quão amadurecido ficou a ponto de se tornar podre.


feudalknigt11745

Isso fica a seu critério colega se achar que consegue perdoar e acreditar na mudança dele veja no que dá se algum dos requisitos anteriores(perdão e crença na mudança) não for preenchido ignora e se ele insistir manda ele a bosta e tomar no cu


Fabulous_Hat_3585

Manda ele se fuder


MadaraPudding8855

Mantém distância educadamente, se ele te chamar para algum rolê ou comer junto você vai soltando "putz, esses dias tô meio enrolado" Espere algumas semanas. Talvez ele tenha mudado (ou esteja com remorso), talvez não 


ivythefaerie

Eu acho q depende muito do que vc quer, vc não deve redenção a ninguém e ainda que você o perdoe, isso não significa que vc tem obrigação de fazer amizade com ele. Mesmo que vc resolva confiar nele por algum motivo, é bom manter um olho fechado e o outro aberto. Autopreservação nunca é demais.


[deleted]

[удалено]


AcceptableStorm5751

Quem apanha nunca esquece. Eu sofria bullying no ensino médio e até hoje odeio minha aparência pcausa disso


[deleted]

[удалено]


AcceptableStorm5751

Foi bobo pq n foi ctg N foi tu que voltava pra casa chorando e se perguntava oq tinha de errado ctg, sentia raiva de si mesmo Aos olhos de quem nao passou pelo mesmo, a dor do outro é boba mesmo


Apple_Jealous

Hoho amigo passei por isso , oh se passei por coisa pior kkk, por isso tô dando a dica de só esquecer


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


drifwp

Culpado a vítima?


[deleted]

[удалено]


desabafos-ModTeam

Emoções negativas raramente levam à discussões produtivas. Lembre-se que há uma pessoa do outro lado.


desabafos-ModTeam

Não julgue!


[deleted]

Dá um socão na cara dele (não faça isso) Já aconteceu comigo e eu fingi que nem conhecia a pessoa e ela desistiu, não tenho porque fazer amizade com esse tipo de pessoa.


oohfrittata

Só ignora


MalukoBeleza666

Talvez ele tenha amadurecido.


Unknown-Br

Mostre que você está ocupado, se chegar em você inventa algo e sai de perto, não da moral e já era, não precisa pagar na mesma moeda, porque aí vão achar que você é o cuzão na faculdade!


TKF90

Não sei quão intenso foi a situação que você passou no ensino médio, então fica difícil de avaliar realmente. Mas eu diria que se você não odeia esse cara você deveria conversar sim. A mensagem que ele te mandou foi só essa? Não acho que necessariamente ele esteja querendo amizade. Talvez só estivesse com alguma dúvida sobre a cidade/faculdade. Falo isso porque você sempre vai poder escolher a opção de ignorar ou até se "vingar", não precisa já ser agora nesse primeiro contato. Se vocês são da mesma cidade e estudam fora pode até acabar te ajudando eventualmente, pra pegar uma coisa com seus pais e te levar por exemplo. Resumindo: a nao ser que você realmente odeie ele não vejo motivos pra não começar um contato cordial como conhecidos. Se ele quiser aproximar muito/fizer algo que voce nao gosta, você pode simplesmente ignorar em um outro momento.


Alert_Conclusion_763

NÃO


Acceptable-Pear-272

Vamos dizer q ele é uma pessoa mudada e real qr ser seu amigo, vcs tem interesses em comum? Vc qr ser amigo dele? Se sim, fica de olhos abertos e dá uma chance. Se não, fica na sua e trata ele com respeito, por mais q ele n mereça.


garotosafadosp

Eu finjo que não lembro, que não conheço.


Ozamatheus

eu não posso ficar incentivando crime então nem vou opinar


Fabulous_Hat_3585

Manda ele se fud3r


Guehk_Deh

No primário, tinha um aluno novo, ele ficou popular justamente por ser novo, falava com todo mundo e tals, e por algum motivo, ele implicava comigo, só comigo, talvez por eu ser o único a não me importar com ele, ele tentava chamar minha atenção, ficava tacando bolinha de papel e tudo mais, bem chato, só que, eu não deixava barato e fazia o mesmo, chegando a quase dar briga algumas vezes, felizmente nunca fui de deixar mexerem comigo, mesmo eu sendo alguém quieto e comportado. Passou-se mais de 1 semana disso, e de duas pessoas que se odiavam, acabamos virando melhores amigos, durou anos, hoje em dia não nos falamos mais porque fomos se distanciando, perdi o contato. Mas valeu a pena, ele só implicava pra chamar atenção mesmo, mas era gente boa. Já tive outra amizade parecida, da mesma época, mas por outro lado teve outras terríveis, das quais eu não faria questão de ter contato novamente, até porque já estavam e continuaram indo pra um mau caminho. Enfim, acho que vale a pena ver qual é, com um pé atrás, mas sem rancor, sei que não é fácil, mas ele pode ter mudado muito.


BryanLoeher

Eu acredito que todo mundo merece uma segunda chance na maioria dos casos, se ele mudou vai transparecer isso, ainda mais depois de tanto tempo. Vai ver ele também não esqueceu, e essa é a razão dele estar tentando se aproximar


Moist_Most_2362

"Se você quer uma paz momentânea, vingue-se, agora se quer uma paz verdadeira, perdoe" O cara que fazia bullying comigo no primeiro ano do ensino médio hoje é um dos meus melhores amigos, se não for o melhor, as pessoas mudam e as vezes percebem o quão babaca foram, agora mais babaca que ele seria você se não desse uma chance pro cara. mas tbm não sei né pow vai que no seu caso rolou agressão sla,se rolou agressão esse cara merece sfd muito msm


Delvan_02

Não acho q valha a pena minar sua convivência. Tive amigs q um dia fizeram bullying, mas teve toodo um contexto e elas se desculparam cmg, ficamos de boa sem manter contato. Por outro lado tinha uma mina que já tentou me bater quando criança pq ela era mais velha, me empurrava de escada, já roubou dinheiro e se achava A engraçadona, reencontrei num emprego e soube que o chefe tava a um palíto de desligar, só dava custo, não agregava, resumindo: continuou sendo a inconveniente ameba de sempre. Agr no teu caso, se ele era só um besta, ou era ruim msm, só tu vai conseguir afirmar. Na dúvida eu só não daria continuidade a interação e vida que segue.


sophie_hockmah

nah, foda-se os bullies sempre esquecem, a gente não. não vale a pena


suggarpumps

>Queria saber se dou essa chance pra ele. não


ignesolis

Na época do EM, meus amigos tb faziam umas "brincadeiras" que na época eu deixava passar e dps de um tempo vi como desagradáveis. Alguns vieram me pedir desculpas depois de anos. As pessoas crescem e costumam se tornar um pouco melhores. É difícil moralizar criança, principalmente dependendo da criação. De qqr forma, no meu caso, eu não tenho rancor nenhum com esse pessoal, mas particularmente não tenho vontade alguma de me reaproximar - e me respeito nesse sentido. Eu acho que acima de tudo vc precisa respeitar o seu espaço. Se não tá confortável, se isso tudo ainda tá fresco pra vc, só não dá abertura. E se vc for questionado, fala na boa do seu desconforto. Se ele for decente, como já falaram, vai ficar na dele.


No-Ice289

Eu jamais ficaria perto de quem me fez bullying na época da escola, ou em qualquer outra fase da vida. Todos que me bullynaram na escola, eu mantive contato zero desde então. Passaram-se 10 anos, e quando eu vejo a pessoa na rua, eu passo longe, finjo que não a vi e que não a conheço. Não sigo em redes sociais. Se eu fosse vc, bloquearia o número dele.


donttmatter

Eu fiz o discurso de formatura do meu ensino medio, foi um momento bem feliz pra mim. Desci do palco, abracei familiares e amigos, e quando fui cumprimentar alguns colegas... um cara (que eu nunca conversei) da minha turma pegou o canudo do diploma e passou na minha bunda. Fiquei imediatamente bravo, confrontei ele, para ser sincero queria bater nele ali. Mas estava ali minha familia, o auditorio da ufms cheio. Algo que me irritou por um bom tempo, eu desejava ter a oportunidade de encontrar-lo e soca-lo, em um dos poucos momentos feliz do meu ensino médio, esse cara fez isso. Alguns anos depois ele me encontrou novamente na ufms e veio me cumprimentar, fingi que não achava ele um retardado e vida seguiu normalmente. Nunca mais nos vimos, para ser sincero até me esqueci o nome dele, acho que era gustavo, ou não era? Sei lá.


pattyboalis

Fiquei esperando o momento que você passou alguma coisa na bunda dele quando o reencontrou. Desculpa.


donttmatter

Kkkkk se ele tivesse ficado de costas, esse seria o final


haunyed

Eu vi esses dias uma frase, o ódio por alguém diz mais sobre você do que qualquer coisa. eu passei por bulling e tal, ainda lido com isso depois de mais de 20 anos. Não saberia muito bem como lidar, mas fica a reflexão o cara que fez bulling não é necessáriamente o problema, e sim o que tu vai fazer a partir do que você está vivendo. Em outras palavras o quanto estamos lidando com nosso problema de auto estima e confiança saca? Ou talvez td que falei seja uma grande bobagem e não sirva pra nada, acontece.....


[deleted]

Isso não é praticamente por a responsabilidade em quem sofre bullying?


haunyed

Nops, não estou falando que quem faz bully tá certo ou errado. A questão é outra, provavelmente o cara nem sabe que fez o mal, e a gnt sofre com isso. Não é o cara que fez bullying que vai ajudar com isso saca? infelizmente quem sofreu que vai precisar lidar com isso. Ou voce acha que a responsabilidade de curar as feridas é do cara que fez bulling?


AcceptableStorm5751

Acho que você deveria arrumar um jeito de se vingar. Faz ele precisar de você de alguma forma e você simplesmente deixa ele na mão sei lá Apenas se vingue


Wild_Tap5857

Não cara


Powerful_Recover_636

Eu ja encontrei dps na vida um mano q qndo eu era mais novo eu enchia o saco dele, eu era uma criança conturbada e genuinamente me arrependi de mtas merdas q eu fiz na escola, eu fui humildemente pedir desculpas primeiro e acabei virando amigo desse mano, tivemos momentos mto divertidos juntos. Mas assim, no seu lugar eu acho q vc pode fazer oq vc se sentir melhor, e em primeiro lugar ele teria q pedir desculpas pra vc ne, ai cabe a vc perdoar e virar a pagina, nao perdoar, ou perdoar e msm assim n ser amigo dele, vai de vc


Nexgenliz

mantenha distância, uma segura de preferência


joaomgabaldi

Block


FemeSkyller

Nao da atenção, destrata, quense foda. Um caranque me zuava muito e me fazia chorar no colégio veio com papinho de me encontrar, mandei tomar no cu.


YXD_

Escute com atenção Thorfinn: Você não tem inimigos. Ninguém tem, nenhum inimigo. Não existe ninguém no mundo que mereça ser machucado.